A MEMÓRIA dos CELULARES está para MUDAR PARA SEMPRE: entenda

Descubra se a modificação nas memórias será benéfica para o seu cotidiano. Veja mais!

O mundo dos smartphones está em constante evolução e a corrida pelo melhor desempenho parece não ter fim. Neste sentido, a memória de um telefone é uma parte muito importante sobre a sua rapidez e qualidade. Ela pode ser a diferença entre um celular que roda tudo com velocidade ou um aparelho que apresenta constantes travamentos. Principalmente a memória RAM, que é conhecida por ditar a rapidez de processamento de um dispositivo.

Dito isso, recentemente, foi lançado na China o primeiro modelo com 24 GB de RAM, o que já representa um avanço significativo em termos de capacidade de armazenamento para dispositivos móveis.  Mas as novidades não param por aí e tudo indica que a marca já aponta para o próximo marco na evolução dos smartphones.  Continue lendo e saiba qual é.

A MEMÓRIA dos CELULARES está para MUDAR PARA SEMPRE: entenda
Saiba o que deve ser transformado nas memórias dos smartphones. (Créditos: Reprodução).

Desempenho que impressiona 

Segundo informações do confiável leaker Digital Chat Station da rede social chinesa Weibo, a fabricante de smartphones está testando modelos  com mais de 32 GB de RAM. Este é um salto impressionante em relação aos  24 GB de RAM disponíveis em dispositivos como o OnePlus Ace Pro 2, REDMAGIC 8S Pro e Realme GT 5. 

Por que tanto poder de processamento? 

Uma teoria aponta para  grandes modelos de linguagem (LLMs) sendo usados ​​em inteligência artificial generativa. Este modelo, que sustenta muitas aplicações de IA, pode se beneficiar muito com o aproveitamento de quantidades excessivas de RAM para tarefas cada vez mais complexas.  

Outra opção é vender os smartphones com 32 GB de RAM para quem deseja ligar seu dispositivo móvel a um computador pessoal real, conectando-o a uma tela externa, como o Samsung Dex. Ter mais memória disponível melhora a multitarefa e o desempenho geral, proporcionando uma experiência  mais próxima de um desktop normal. Mas a questão que ainda permanece é se a maioria dos usuários realmente precisa de 32 GB de RAM em seus smartphones. 

Para entender o porquê dessa pergunta, deve-se saber que 32 GB de RAM pode parecer demais para a maioria das atividades diárias, como navegação na web, redes sociais, e-mail e até jogos. Cabe aos fabricantes encontrar maneiras de utilizar plenamente esse potencial de desempenho e torná-lo útil e acessível ao usuário médio.  

Isso pois, o valor dos produtos com essa quantidade de memória possivelmente não será barato. As empresas terão justificar para o cliente as razões que ele teria para comprar tal aparelho, ao invés de um com 8 GB ou 10 GB de RAM, por exemplo. Modelos como estes já atendem bem a maioria das pessoas.

Mas, afinal, o que é RAM?  

A memória de acesso aleatório (RAM) é um componente importante de computadores e dispositivos eletrônicos. Ela serve como área de armazenamento temporário para dados e programas executáveis. 

Ao contrário do armazenamento persistente, como discos rígidos ou SSDs, a RAM é volátil. Isso significa que seus dados vão apagar quando o dispositivo desligar. Sua principal função é garantir a operação suave e eficiente do sistema, fornecendo acesso rápido aos dados necessários para executar aplicativos e processos. Ou seja, quanto mais RAM o seu dispositivo tiver, mais tarefas e programas poderão ser executados simultaneamente, melhorando o desempenho geral do sistema.

você pode gostar também