Assaltante é rastreado após tirar selfie com iphone

Certamente você já deve conhecer a história de alguém que teve o seu celular roubado/furtado, principalmente quem tem um celular de maior valor, como os últimos modelos do Iphone. Infelizmente, essa é uma realidade muito comum nas grandes metrópoles do país, porém é claro que esse não é um crime que ocorre apenas no Brasil.

Uma história interessante aconteceu em Portugal, onde por sorte acabou com a recuperação do aparelho graças ao trabalho brilhante feito pelos sistemas de rastreamento da Apple.

Uma loja em Lisboa foi assaltada e o criminoso havia levado tudo o que havia na recepção, o que incluía um Iphone 11. A pelo menos 500 metros do local, o assaltante foi checar se o dispositivo havia sido desbloqueado e abriu a câmara, onde a partir do momento em que ele tirou uma selfie com o Iphone, talvez sem imaginar, começou a ser rastreado.

Iphone estava conectado ao mesmo ID Apple da vítima

A sorte da vítima é que o iPhone estava conectado ao mesmo ID Apple de um iPad dela, que pouco tempo depois a foto apareceu no tablet. Essa prova foi apresentada à polícia, a qual compareceu à loja para o registro da ocorrência.

De fato, desbloquear o código de desbloqueio do iPhone não é uma tarefa fácil, com o PIN do SIM estava ativo e o recursos de busca do iPhone também estava acionado, bastando ir até ajustes – Apple e novamente em Buscar no iPhone. A vítima decidiu por não bloquear a opção remota do seu iPhone.

Para buscar a localização do iPhone, eles usaram o app Find My através do iPad e assim conseguir acompanhar os passos do assaltante, registrando os últimos locais por onde o assaltante havia passado. No dia seguinte, foi verificado que o iPhone estava em movimento e nesse instante a vítima foi à delegacia para mostrar onde o assaltante estava.

Telefone foi encontrado desligado e sem o chip SIM

Quando encontrado, o telefone estava desligado e também sem o chip SIM, porém não deixou de emitir a localização, por conta de uma nova funcionalidade do iOS 15, a qual permitiu que o iPhone seja localizado mesmo que desligado ou offline, a qual precisa ser configurado através dos ajustes.

O criminoso havia tentado restaurar o iPhone, porém como ele não conseguiu por não ter a senha de acesso de desbloqueio do app buscar, acabou por abandonar o telefone no jardim onde havia encontrado.