Cinco filmes que todo investidor deveria assistir

Conheça os cinco filmes que todo investidor deveria assistir, os quais possuem lições essenciais para ter sucesso em seu negócio!

Sem dúvida, para quem está imerso no mundo dos investimentos, nada melhor do que estudar a fundo o tipo de investidor e os instrumentos para tomar a melhor decisão. Hoje compartilhamos com vocês alguns filmes para investidores onde eles são os protagonistas da história.

Mas, é verdade que existem outras formas que nos permitem conhecer e familiarizar-nos com os termos e a grande variedade de investimentos. Por exemplo, se entramos no mundo do cinema, há um grande número de filmes para investidores que, além de ser um guia de como fazer o dinheiro crescer, nos levam às entranhas do mundo financeiro para saber em detalhes como ele se move.

Quem toma as decisões e o que elas podem envolver: desde corretores que fazem o que for preciso para alcançar o sucesso, até decisões corporativas e públicas que podem mudar o curso da economia de uma empresa, de um país ou até do mundo.

Os exemplos são muitos. Um dos mais icônicos é O Lobo de Wall Street (2013), estrelado pelo vencedor do Oscar Leonardo Di Caprio, que conta a história de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de Nova York que mais tarde abriu sua própria empresa. Aqui você pode ver os hábitos de excesso e corrupção em que esse personagem caiu, tudo porque estava ficando cada vez mais rico.

Mas este é apenas um exemplo. No catálogo não são poucos os filmes que nos dão evidências de como funcionam as bolsas de valores no mundo.

Cinco filmes que todo investidor deveria assistir

A seguir, confira algumas dicas dos filmes mais famosos que envolvem assuntos importantes para investidores:

Wall Street: o dinheiro nunca dorme

Wall Street é um filme de 1987 (uma segunda parte saiu em 2010) dirigido por Oliver Stone e estrelado por Michael Douglas e Charlie Sheen. Aqui, Bud Fox (Sheen) é um jovem corretor que tenta abrir caminho em Wall Street, onde conhece Gordon Gekko (Douglas), a quem admira e revela informações confidenciais sobre a companhia aérea onde trabalha seu pai, que pensa em contratá-lo como um agente.

No entanto, Bud descobre que Gekko é um homem inescrupuloso que só se preocupa com dinheiro e que seria capaz de fazer todo o possível para atingir seus objetivos.

Confira também: O que é e como funciona o investimento em carteira de aplicações?

Hank: Cinco anos depois do abismo

Hank: 5 years from the brink , em seu título original, é um documentário de 2013, cujo protagonista é Henry Paulson, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Aqui, esse personagem aborda uma série de decisões que foram tomadas no governo daquele país, para tentar amenizar a crise de 2008 provocada por alguns bancos.

Henry Paulson detalha o processo de aprovação do resgate financeiro após a falência do gigante Lehman Brothers e o início da crise.

No documentário, ele explica como estava traçando estratégias para persuadir diferentes jogadores a resgatar, embora algumas decisões fossem questionáveis.

A grande aposta

The Big Short é outra história de 2015 que questiona a atuação dos bancos durante a crise. Aqui, quatro personagens (Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt) previram o que viria antes da crise de 2008 gerada pelas hipotecas subprime, que afundou o sistema financeiro global.

Eles viram com antecedência que o mercado hipotecário iria quebrar e apostaram contra isso. No entanto, suas decisões os levaram ao lado negro da economia e das finanças.

O preço da ganância

Margin Call or the Price of Greed, estreou em 2011 e estrelado por Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Demi Moore, entre outros, e dirigido por JC Chandor. Aborde a vida das pessoas mais importantes em um banco de investimento em um período de suporte 24 horas durante os estágios iniciais de uma crise financeira.

Quando um analista júnior recebe informações de um dos demitidos da empresa que mostram que a empresa pode ser arruinada e que uma grande crise está se aproximando, uma série de decisões é tomada que muda a vida dos envolvidos.

A fraude

Rogue Trader or The Con man, 1999, é um filme dirigido por James Dearden e é baseado na história real de Nick Leeson e seu papel na queda do lendário banco britânico Barings. O corretor de sucesso é enviado a Cingapura para trabalhar no mercado de derivativos.

O que não se sabia é que ele roubou grandes somas de dinheiro do banco para cobrir as perdas de suas operações. Isso colocava em apuros a instituição, mas também o setor financeiro em geral.

Como você pode observar, o catálogo para conhecer as entranhas do sistema financeiro de outra perspectiva é extenso; e como um bom investidor, você não pode perder.

você pode gostar também