Como funciona o GOLPE DO FALSO DETETIVE no WhatsApp?

Pessoas se aproveitam de usuários para roubarem a conta do WhatsApp. Saiba como se proteger!

O WhatsApp tem focado muito na proteção e segurança dos dados dos seus usuários. Recentemente, a plataforma lançou um novo recurso para evitar que as contas sejam clonadas. Assim, sempre que uma conta no aplicativo for transferida de aparelho, o usuário precisa autorizar.

A clonagem de contas por falsos detetives particulares geralmente se inicia com solicitação de acesso a contas de clientes, alegando a necessidade de investigar suspeitas de infidelidade, fraudes empresariais ou outras atividades. Porém, ao invés de conduzir investigações, essas pessoas aplicam golpes.

As consequências dessas práticas podem ser muito significativas, abrangendo a perda de informações pessoais e empresariais e até risco de chantagens e extorsões. Em muitos casos, as vítimas podem não estar cientes de que as contas foram clonadas e que prejuízos foram causados. Para proteger os seus usuários desses golpes, o WhatsApp possui um recurso que evita esse tipo de situação.

Saiba mais sobre esse recurso do aplicativo e veja como se proteger de clonagens da sua conta no WhatsApp.

FOTO: PIXABAY

Recurso

O número de roubo de contas do WhatsApp tem aumentado. Por isso, a Meta começou a trabalhar e lançou um novo recurso que impede que a linha seja clonada por criminosos que passam a ter acesso às informações do usuário para aplicar golpes. A mudança impede que a linha seja clonada após o dono do número informar o código de seis dígitos enviado por SMS.

Os criminosos geralmente tentam acessar o WhatsApp da vítima, e com o código conseguem concluir o processo, assumindo o controle da conta, fazendo com que o usuário perca o acesso.

Agora, antes de migrar o número da conta para outro celular, o app notifica o usuário, que deve aprovar ou não essa transferência. O aviso também dará detalhes sobre a migração da conta, como a hora do pedido e qual o modelo do aparelho que vai receber a nova conta. Além de evitar golpes, caso a transferência seja legítima, o recurso permite que o usuário tenha certeza para onde vai a sua conta.

Sempre que uma pessoa tentar mudar uma conta de dispositivo, um aviso aparecerá na tela do celular, com “Deseja permitir a transferência da sua conta no WhatsApp para outro celular?”. Assim, mesmo que tenha o código em mãos, os criminosos não conseguem mais roubar a conta sem que o usuário permita a transferência.

Como se proteger

Para se proteger, é importante ficar atento a atividades suspeitas. Em muitos casos, os criminosos entravam em contato com o usuário se passando por um funcionário do aplicativo e informando que houve algum problema com a sua conta. Segundo eles, para que isso possa ser resolvido, o usuário precisa confirmar o código com seis dígitos que chegou por meio de mensagem.

Com medo de perder a conta por causa do suposto problema, o usuário acaba enviando o código, que serve para que eles possam ter acesso à conta. Por causa disso, muitos usuários acabavam perdendo a sua conta. Justamente por isso, a empresa mudou a forma de transferência da conta, precisando que o usuário confirme ou não a transferência.

É sempre necessário desconfiar desse tipo de ligação e não passar dados por meio de telefone, mensagens e qualquer outro contato. Se tiver qualquer dúvida sobre procedimentos, entre em contato com o suporte do aplicativo.

Também não clique em links suspeitos de pessoas desconhecidas, principalmente se eles não foram solicitados. Muitos links podem roubar os dados e dar o acesso da conta aos criminosos, que podem passar a aplicar golpes em seu nome.

Em caso de clonagem, alerte os seus contatos para não fazer transferências bancárias e denuncie a conta. Para denunciar, abra a conversa com o usuário, toque em Mais opções, em Mais e em Denunciar. Selecione a caixa exibida para bloquear o usuário e toque em denunciar.

você pode gostar também