Como o CALORÃO dos últimos dias pode DETONAR seu celular?

Aprenda a cuidar do seu celular em temperaturas altas. Veja o que fazer.

A onda de calor extrema esperada no Brasil neste fim de semana pode causar superaquecimento de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos. Especialistas dizem que isso pode prejudicar a vida útil da bateria e a funcionalidade do dispositivo, causando lentidão, e até mesmo a perda total do dispositivo.

Em geral, o risco é baixo, mas o perigo de superaquecimento pode aumentar se o telefone for exposto à luz solar direta, como deixá-lo perto do para-brisa de um carro ou deixá-lo sem vigilância por longos períodos de tempo em locais muito quentes, como na praia . Para saber quais cuidados tomar, continue lendo e veja o que os especialistas recomendam.

Como o CALORÃO dos últimos dias pode DETONAR seu celular?
Veja como cuidar do celular no calor. (Créditos: Reprodução).

Cuidados com o celular

Evite estojos de borracha, embora proteja contra quedas e arranhões, pode concentrar mais calor no telefone. Também não exponha o dispositivo à luz solar direta. Além disso, é melhor não usar seu telefone durante o carregamento, pois é um momento em que o celular fica mais quente.

Aliás, se o seu dispositivo esquentar, feche alguns aplicativos, isso pode ajudar no resfriamento. Se as altas temperaturas persistirem, desligue o aparelho por alguns minutos. Outra dica é não usar carregadores falsificados. O seu dispositivo não apenas ficará mais quente, mas também reduzirá a vida útil da bateria.

Por que o calor extremo pode afetar meu telefone?

Segundo especialistas, os telefones celulares geralmente funcionam normalmente quando as temperaturas estão abaixo de 40°C. Além disso, seu dispositivo pode ser afetado de duas maneiras: desempenho do sistema e desempenho da bateria.

Sistema: Ativa seu telefone. Obviamente, o sistema aquece os componentes do dispositivo quando está em funcionamento. Quanto mais aplicações você usar, maior será a temperatura.

Baterias: Consistem em vários tipos de metais que reagem quimicamente com o aumento excessivo de temperatura. Neste caso, a perda de carga é acelerada e a vida útil prejudicada. Isso significa que, com o tempo, o celular poderá sustentar a energia por períodos mais curtos.

Aumente a vida útil do aparelho

Já que estamos falando de vida útil, existem outros cuidados, não relacionados a temperatura, que podem fazer seu celular durar mais. Confira abaixo.

Certifique-se de que seu dispositivo esteja atualizado

O sistema operacional é constantemente atualizado com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, remover todos os bugs, melhorar o desempenho dos dispositivos e fornecer mais segurança.

Existem várias configurações locais que podem ajudar os usuários a atualizar seus dispositivos para acompanhar essas mudanças. Portanto, sempre verifique se há atualizações nas configurações do seu dispositivo. A ativação do recurso de atualização automática permite que o software seja atualizado em segundo plano durante o tempo de inatividade. Você também pode baixar e instalar atualizações usando um computador com sistema operacional, como iOS.

Não encha seu espaço de armazenamento

Quando você usa o smartphone por muito tempo, os arquivos geralmente ficam armazenados na memória interna do aparelho. No entanto, se o seu telefone ficar sem espaço, isso poderá causar travamentos, lentidão e, em casos extremos, seu telefone poderá nem inicializar o sistema operacional.

Os celulares de última geração possuem grande armazenamento interno entre 32 GB e 128 GB, mas para smartphones com sistema iOS disponível aos usuários, por exemplo, muitas vezes os dados se perdem devido ao armazenamento interno insuficiente. Mesmo citando o iPhone como exemplo, isso pode ocorrer em qualquer outro dispositivos, pois os telefones usam uma certa quantidade de memória interna para ativar recursos.

Confira algumas dicas para evitar essa situação:

  • Faça backup de seus dados na nuvem.
  • Não deixe arquivos pesados ​​no seu telefone.
  • Libere espaço no seu dispositivo excluindo aplicativos não utilizados.
você pode gostar também