4G ou 5G? Você realmente sabe qual a DIFERENÇA entre as redes?

Ficou na dúvida? Entenda de uma vez por todas a distinção entre as redes 4g e 5g.

Com a alta no estilo de trabalho remoto e demanda cada vez maior por redes com qualidade e velocidade. Com isso, novas tecnologias tendem a surgir. Esse é o caso da nova geração de conexão móvel: o 5G. Ela vem como a substituta mais potente da já conhecida rede 4G.   

Mas, se não quer ficar confuso sobre quais as vantagens e características este novo tipo de conexão possui, em relação à antiga, basta continuar lendo o texto a seguir.  

Redes: Diferenças 4g e 5g
5G é uma possibilidade para quem busca uma conexão mais rápida. (Créditos: Pixabay)

Afinal, qual a diferença entre as redes?  

Primordialmente, a diferença entre as redes 5G e 4G é a rapidez. O 4G entrega uma velocidade de 100 megabytes por segundo (Mbps). Já o 5G, promete em torno de 10 gigabytes por segundo (Gbps), o que é um grande salto em fluidez e qualidade.   

Além disso, a latência presente no 5G é bem menor. Nesta rede, ela é reduzida a 1 milissegundo, transformando as interações em tempo real. Por conta desta característica, essa tecnologia abre caminhos para cenários muito promissores, como realidade virtual, cirurgias remotas e até mesmo carros totalmente autônomos.  

Outro ponto é a capacidade. Enquanto o 4G sustenta apenas 2.000 dispositivos por km², geralmente, o 5G aguenta até 1 milhão.  Logo, uma conexão em massa de dispositivos IoT é admitida. Isso aumenta as perspectivas da expansão da chamada Internet das Coisas. 

Entretanto, a realidade da rede 5G ainda enfrenta obstáculos. Com a cobertura mais profunda, mais antenas são exigidas. Isso ocorre, pois, mais ondas milimétricas são demandadas.  Há também o fato de a penetração em ambientes internos ser mais restrita. Dito isso, os investimentos em infraestrutura para a utilização integral da nova rede.  

Privacidade e segurança 

A preocupação com segurança e privacidade é sempre válida. Observando este ponto, pode-se dizer que com o aumento de aparelhos conectados, a fragilidade aumenta. Deve-se atentar aos ataques cibernéticos e golpes.    

Resumindo, o 5G é um grande avanço em relação à velocidade e capacidade. Porém, a segurança não deve ser deixada de lado, as dificuldades técnicas têm de ser aprimoradas e superadas.  

Passos para acessar o 5G 

Para utilizar a rede 5G, o usuário vai precisar seguir os seguintes passos:   

Verificar a cobertura  

Preste atenção se a operadora do seu celular oferece a tecnologia 5G na localidade em que você reside. Infelizmente, nem todos os lugares possuem cobertura no Brasil, por enquanto.  

Aparelho compatível  

Também é preciso confirmar se o seu smartphone ou dispositivo é compatível com a nova tecnologia. Alguns aparelhos mais antigos não possuem a capacidade de utilizar o serviço. Vale entrar em contato com o fabricante ou pesquisar as especificações.   

Plano de dados 

Após comprovar que seu aparelho é compatível, o próximo passo é assinar um plano de dados. Fale com sua operadora, garantindo assim um plano que possua a rede 5G.  

Ative o 5G  

Depois de todas essas etapas, é a hora de obsrvar as configurações do seu aparelho para ativar a conexão 5G. As opções para ligar o serviço podem estar nas configurações de rede ou conectividade.  

Agora é só conectar  

Pronto! No momento em que seu dispositivo estiver habilitado, é só buscar a rede e se conectar ao 5G. Para quem não sabe onde conectar, é simples. Basta procurar nas configurações de redes, na parte de Wi-Fi ou redes móveis.