É HOJE! Como tirar fotos do ECLIPSE com o celular?

Saiba como tirar fotos satisfatórias do eclipse deste sábado (14). É necessário tomar alguns cuidados!

O eclipse solar anular será visível neste sábado (14) em todo o Brasil. O “anel de fogo” vai surgir no céu durante a tarde. E quando acontece um evento astronômico como este, é claro que as primeiras reações são olhar e tirar foto. No entanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de observar o eclipse.

Além disso, tirar fotos de um eclipse solar com celular não é uma tarefa nada fácil. No entanto, a boa notícia é não é impossível obter resultados satisfatórios. Mas, como já citado, há uma série de preocupações sobre as quais devemos nos atentar, além de algumas estratégias para conseguir uma imagem atrativa, sem ter maiores problemas.

Conheça agora os principais cuidados que você deve tomar ao observar o eclipse e as melhores formas de tirar fotos para registrar esse momento.

FOTO: PEXELS

Como fotografar o eclipse solar

O primeiro passo para fotografar o evento é ter alguma habilidade com a câmera do seu celular. Para isso, você pode treinar, fazendo outras fotos do céu. Também é interessante praticar fazendo fotos da Lua cheia, para ter uma noção do tamanho do objeto na sua foto.

Em seguida, é necessário aprender a usar o máximo do controle de câmera que o celular oferece, como ajustes de brilho, balanço de branco e foco são os principais recursos para se praticar. Se o celular contar com modo pro, é ideal experimentar fazer fotos da Lua cheia fazendo testes com controle de ISO e tempo de exposição.

O foco manual do modo pro também é fundamental para o disco solar aparecer com nitidez, principalmente se objetos terrestres, como prédios e montanhas, estiverem na composição da imagem.

É ideal não esperar que o Sol fique grande nas imagens e não conte com o recurso de zoom do celular. Mas, você pode usar lentes de ampliação projetadas para celulares, especialmente as lentes telescópicas para astrofotografia com celular.

Mas, preste atenção, as lentes de aumento podem até mesmo derreter o sensor da câmera. Portanto, para usá-las, alguns cuidados são necessários.

Cuidados

É completamente proibido olhar para o Sol sem nenhuma proteção mesmo durante os eclipses, pois a exposição direta dos olhos à luz solar causa risco de cegueira permanente. Isso também é válido para os sensores das câmeras fotográficas, por isso é preciso protegê-las.

A proteção pode ser feita com os mesmos acessórios que podemos utilizar para proteger os olhos: óculos de observação de eclipses certificados com ISO, vidro de máscara de soldador com tonalidade 14 ou superior ou filtros solares Baader.

Os filtros Baader são muito utilizados para imagens do Sol com telescópios, pois reduzem a radiação solar em 99,999%, sobrando ainda luz suficiente para a observação. Eles possuem um preço mais elevado, mas são uma opção interessante para uso em binóculos e lentes de ampliação para celulares.

Durante a ocultação total, quando o disco solar está totalmente coberto pela lua, os filtros podem tornar as imagens muito escuras para uma foto interessante. Neste momento, o filtro pode ser retirado para conseguir imagens rápidas do ápice do eclipse, desde que não use exposição prolongada e proteja a câmera logo em seguida.

Como descobrir a posição do sol no eclipse

É importante saber em que lugar do céu vai ocorrer o eclipse na sua região. Para isso, você pode utilizar aplicativos como o Stellarium e selecionar o horário do início do evento, da ocultação máxima e do momento em que a Lua deixa o Sol voltar a brilhar em sua totalidade.

você pode gostar também