Este APLICATIVO foi proibido e você PRECISA SABER O MOTIVO

Saiba a razão pelo qual esse app não está mais disponível. Veja o que aconteceu.

Com a vinda dos celulares, os aplicativos passaram a fazer cada vez mais parte da vida da maioria das pessoas. Essas ferramentas servem para variadas funções. Existem redes sociais, apps para assistir filmes, para organizar rotina, saúde e muitos outros.  

Atualmente, há uma variedade incontável de aplicativos disponíveis na Play Store, Apple Store e outras lojas online. Porém existe um app que já foi bastante famoso antigamente, mas hoje em dia não pode mais ser utilizado. Esse aplicativo foi proibido por um motivo bem específico. Continue lendo e descubra qual é o aplicativo.  

Este APLICATIVO foi proibido e você PRECISA SABER O MOTIVO
Saiba o que houve com o aplicativo Snaptube. (Créditos: Reprodução).

Snaptube 

O Snaptube tem sido um dos aplicativos mais populares para baixar vídeos do YouTube no Android. Lançado pela primeira vez em novembro de 2014, o programa permite baixar resoluções de até 4K, bem como converter o áudio do telefone para MP3 e M4A. No entanto, o aplicativo foi tirado do ar em 2019 após ser acusado de trazer vírus para smartphones e violar os termos de uso do Google.    

O mesmo se aplica a outros aplicativos que prometem baixar vídeos e músicas do YouTube. O Google não permite que esses tipos de aplicativos sejam publicados na Play Store, especialmente depois que começou a fornecer aos usuários uma forma legal e paga de baixar conteúdo para visualização offline por meio de uma assinatura premium.  

Por que o aplicativo ficou offline?  

O Snaptube, criado por uma empresa chinesa de mesmo nome, foi retirado da Play Store em 2019 depois que a empresa de segurança cibernética Upstream notou que o aplicativo continha malware. Para quem não sabe, esses malwares são vírus que infectam o celular, podendo comprometer sua segurança. O software exibe anúncios invisíveis para gerar receita para os desenvolvedores enquanto tenta inscrever usuários em serviços de assinatura pagos sem a sua permissão.   

Outra razão, é que ao mesmo tempo, o Google começou a reprimir aplicativos que pudessem baixar vídeos do YouTube. Fazer isso vai contra os termos de uso da plataforma. Além disso, isso não é vantajoso para assinantes do YouTube Premium, diversas plataformas oferecem formas oficiais de fazer isso em seus aplicativos.  

Hoje, quem ainda deseja baixar o Snaptube depende de sites alternativos que fornecem APKs para o  software. Porém, além do já citado malware que resultou na remoção do aplicativo da Play Store, não é recomendado utilizar esse recurso para instalação de aplicativos, pois existe o risco de ser infectado por vários vírus em seu Android.   

Mesmo que tenha sido tirado do ar, a fama e o uso do Snaptube permanece até hoje. Vale destacar que uma pesquisa do Hulu de 2021 concluiu que o Snaptube é um dos aplicativos mais perigosos no Android. Entretanto, mesmo com vários perigos, a expectativa é que o programa ainda seja instalado em mais de 8,6 milhões de telefones, todos considerados infectados pelas empresas de segurança. 

Se você tem o aplicativo instalado em seu celular, ou conhece alguém que ainda usa essa ferramenta, a melhor coisa a se fazer é desinstalar. Você pode estar correndo riscos muito altos de ter seus dados e arquivos roubados ou vazados por criminosos.   

você pode gostar também