Fones de ouvido, cuidados para que eles durem mais

Hoje é raro quem não tenha um fone de ouvido. Afinal, com o smartphone, cada vez mais aprimorado, oferecendo a possibilidade de ouvir músicas, podcasts, programas de rádio (ou qualquer conteúdo relacionado a áudio), os fones se tornaram fundamentais em nosso dia a dia.

O fato é que, apesar de possuírem formatos e preços bastante variados, os fones de ouvido sempre requerem alguns cuidados para que durem mais, e quem tem cão em casa, então, deve ter cuidados redobrados para evitar surpresas nada agradáveis.

Por isso, para ajudar a prolongar a vida de seu dispositivo, resolvemos mostrar aqui algumas dicas simples de cuidados. Confira.

fones de ouvido

1. Enrolar o fone corretamente

Um dos hábitos mais comuns, e também um dos que mais danificam o fone de ouvido é deixá-lo muito enrolado. Muitas pessoas, inclusive, pegam o acessório e guardam no bolso ou na mochila, de qualquer jeito, fazendo com que surjam nós e até prejudique a qualidade do som.

É fundamental procurar enrolar corretamente o fone de ouvido, para que dure mais, mas de uma forma que não danifique o fio.

2. Não deixar objetos pesados em cima

Outra dica é evitar deixar o fone de ouvido embaixo de objetos pesados que possam danificar os fios por dentro, como notebooks e aparelhos de som, por exemplo.

Por isso, ao chegar em casa, procure deixar o fone em cima de uma mesa ou armário, fora de riscos de alguém sentar ou colocar algo em cima.

3. Deixar fora do alcance de animais

Um fio pendurado é uma diversão e tanto para animais de estimação, como gatos e cachorros. Por isso, é fundamental procurar sempre enrolar o fone de ouvido, ou mesmo, deixar em local seguro, longe do alcance de seu animalzinho.

Com esse cuidado, você evita que seu fone de ouvido seja destruído, não põe seu animal em risco e não precisa buscar um veterinário 24 horas se o seu bichinho passar mal.

4.Puxar o fone pelo fio

Não há aparelho eletrônico que sobreviva aos famosos e apressados puxões no aparelho pelo fio, e isso porque justamente o cabo é a parte mais sensível de seu fone de ouvido. Por isso, lembre-se que qualquer puxão mais forte por essa parte pode fazer com que os fios em seu interior sofram danos ou se rompam totalmente.

A dica, portanto, é jamais puxar o fone diretamente pelo fio para desconectá-lo, assim como, quem tem animal de estimação em casa, procure nunca deixar o cabo solto.

5. Guarde da maneira segura e adequada

Da mesma forma que não devemos deixar nosso smartphone no chão, o mesmo cuidado devemos ter com os fones de ouvido, evitando que tenha contato com sujeira, água ou animais de estimação.

O ideal é manter o acessório em um lugar limpo e seco, se for possível, dentro de uma caixa ou de uma sacola específica, mas sempre fora do alcance de seu animal de estimação, como cão ou gato.

6. Mantenha os fones de ouvido longe do calor

Outra dica que também pode fazer toda a diferença na durabilidade de seu fone de ouvido é procurar evitar expor o acessório a temperaturas muito elevadas, ou diretamente à luz do Sol, por um período de tempo muito longo. Nesse sentido, jamais deixe seu fone de ouvido dentro do carro em um dia extremamente quente, o resultado desse esquecimento pode ser até a perda do aparelho.

Por isso, se o seu fone de ouvido puder ser dobrado, procure dobrá-lo, obedecendo as especificações e instruções fornecidas pelo fabricante, para não correr riscos de prejudicar o aparelho, evitando danos em seus componentes, geralmente muito sensíveis.

Enfim, procure evitar guardar os fones de ouvido enrolados, dentro do bolso de sua calça ou no fundo da mochila, jamais puxa-los pelo cabo, mantê-los longe do alcance de seus animais de estimação e protegê-los do calor extremo por muito tempo.

Com certeza, seguindo essas dicas, estará garantindo uma vida útil mais prolongada para seu fone de ouvido.

você pode gostar também