Fuja das EXPLOSÕES EM CELULARES com estas dicas

Aprenda a se proteger de explosões de aparelhos. Não corra perigo.

Todas as pessoas já escutaram uma história ou viram um vídeo que mostrava um celular explodindo. Isso é um medo de muitos usuários de smartphone ao redor do mundo. E quem tem receio está correto. São cada vez mais notícias sobre acidentes com celulares. O perigo é real.  

Recentemente, no Paraná, um celular explodiu e uma caminhonete pegou fogo. O veículo estava estacionado e uma testemunha disse que o fogo se espalhou pelo dispositivo até o assento e engoliu o veículo em chamas. As informações são do R7. Mas, para quem não sabe, esses incidentes podem ser evitados. Tomando algumas precauções necessárias para garantir a segurança pública e o uso de telefones celulares, você se protege. Por isso, continue lendo e confira os cuidados importantes que você deve tomar para evitar que seu celular exploda. 

Fuja das EXPLOSÕES EM CELULARES com estas dicas
Aprenda a evitar explosões em seu smartphone. (Créditos: Reprodução).

Explosões de celular  

Relatos de telefones explodindo já se tornaram comuns. Além deste incidente no Paraná, no ano passado aconteceu outro. Em Videira, a explosão de um carregador acabou causando um incêndio que atingiu todo um apartamento.  

Já em Goiás, um aparelho explodiu dentro de uma assistência técnica, também causando um incêndio. Os acidentes são numerosos. Portanto, é importante evitar o perigo e proteger seu dispositivo.  

Hábitos importantes   

É sempre uma boa ideia verificar se o carregador do telefone não está superaquecendo quando está sendo utilizado. Além disso, desconfie se o preço do carregador for muito inferior ao preço de mercado, ele pode ser falso e não conter toda a segurança necessária.  

Ademais, verifique se o tempo de carregamento é semelhante ao original e se o aparelho reconhece o cabo USB.   

Umidade e bateria 

Devido à umidade, não é recomendado carregar o celular no banheiro. A água é um excelente condutor de eletricidade, e isso aumenta o risco de curtos-circuitos, consome mais energia e aquece o aparelho. Isso pode causar explosões.   

Outra sugestão é manter sempre o telefone no modo de economia de bateria quando não estiver em uso, para mantê-lo em um modo menos ativo, com o intuito resfriá-lo o máximo possível.  Se o seu carregador for de boa qualidade, você pode deixar o celular na tomada com 100% de carga ou usar o aparelho enquanto ele carrega. Isso ocorre porque os telefones celulares funcionam com bateria em repouso, então não há perigo.  

Benjamins podem ser um problema 

Especialistas dizem que uma tomada T, ou Benjamin, mesmo em um dispositivo que não requer resistência elétrica pode causar uma explosão. Esse tipo de tomada geralmente é projetada para suportar 10A ou 20A, mas isso ocorre porque a conexão de alguns equipamentos aumentará a corrente e causará superaquecimento, o que pode desarmar disjuntores em quadros residenciais. 

A maioria desses incêndios de superaquecimento do receptáculo é causada pelo não disparo do disjuntor. Ao usar um plugue macho ou tipo T, pode acontecer que o plugue macho não se encaixe corretamente na fêmea. Neste caso, o contato ficará dentro do Benjamin. O pequeno tamanho do receptáculo macho da barra de cobre resulta em aquecimento e não em contato parcial, pois toda a corrente flui em uma área menor.  

você pode gostar também