Fuja desse VÍRUS DE CELULAR que pode te deixar SEM DINHEIRO

Saiba mais sobre o novo vírus usado pelos criminosos para aplicar golpes. Veja como se proteger.

O sistema de transferências instantâneas do banco central PIX é uma das maiores conquistas financeiras do mundo e a cada momento deixa registros mostrando o sucesso dessa forma. No final da primeira semana de outubro de 2023, o banco central tinha registado 160 milhões de transações em apenas 24 horas. Porém, infelizmente, essas transações em alto volume também abrem caminho para atividades criminosas.

Um estudo da empresa de segurança cibernética Kapersky descobriu que houve mais de 6.300 tentativas de ataques de fraude financeira entre janeiro e outubro deste ano. Nestes casos, criminosos podem usar vírus aplicando golpes para ter acesso a celulares e redirecionar transferências por meio do PIX. Acredita-se que o esquema seja uma evolução do chamado “mão fantasma”. Esse é um vírus muito usado para cometer fraudes bancárias nos smartphones das vítimas. Continue lendo e entenda melhor como esse malware funciona.

Fuja desse VÍRUS DE CELULAR que pode te deixar SEM DINHEIRO
Veja como se proteger dos vírus de celular. (Créditos: Reprodução).

Vírus disfarçado de “atualização”

Segundo a empresa de segurança cibernética, os aplicativos de jogos são um dos disfarces mais usados ​​pelos criminosos para hackear os telefones dos usuários, incentivar downloads e oferecer recompensas. Caso o usuário não utilize os recursos de segurança, o vírus será instalado, então o Trojan bancário solicitará permissões de acessibilidade, ferramenta que está presente em todos os celulares Android. Para convencer a vítima a permitir o acesso, o vírus exibe uma mensagem de “atualização” obrigatória no aplicativo falso.

Quando o usuário clica nessa suposta atualização, o criminoso consegue acesso ao celular da vítima. Além desse tipo de vírus, há vários outros usados na aplicação de golpes. Para se proteger, veja abaixo 5 dicas que podem te ajudar a evitar que seu smartphone seja alvo de fraudes.

1 – Baixe antivírus

O programa detecta vírus, limpa seu smartphone e protege seu dispositivo contra outras ameaças futuras. Existem vários tipos, gratuitos e pagos, que você pode baixar direto da sua loja de aplicativos, sendo ela Play Store ou App Store.

2- Preste atenção na programação

E falando em aplicativos, jamais instale aplicativos que não estejam disponíveis nas lojas oficiais do sistema operacional do seu aparelho, como Apple Store ou Google Play. Mesmo que o aplicativo esteja na loja, verifique a reputação do desenvolvedor para ter certeza de que o aplicativo é confiável.

3 – Verifique as permissões

Para evitar que o aplicativo visualize seus dados ou transmita suas informações a terceiros, preste atenção às permissões que o aplicativo solicita durante e após a instalação. Por exemplo, é natural que um aplicativo móvel solicite acesso ao GPS do seu telefone. Agora seu aplicativo de anotações não precisa saber onde você está. Se um aplicativo estiver solicitando permissões que pareçam estranhas, pare de instalar ou desative o app.

Tenha cuidado ao clicar em anexos ou links não solicitados. Eles podem instalar spyware que rouba dados do seu telefone. Alguns simplesmente rastreiam como você usa a Internet ou monitoram os lugares que você visita com frequência, enquanto outros podem roubar suas informações bancárias, calendários de contatos, fotos e muito mais.

5- Corra das redes Wi-Fi gratuitas

Hoje em dia, eles são fáceis de encontrar em shoppings, aeroportos e restaurantes, mas redes gratuitas em locais públicos podem tornar seu telefone uma presa fácil para hackers. O conselho neste caso é verificar apenas o que é absolutamente necessário e evitar atividades que exponham muitos dados, como operações bancárias.

você pode gostar também