GOLPE DA PORTABILIDADE: saiba O QUE É e aprenda a se DEFENDER!

Em novo golpe, criminosos roubam o número do telefone dos usuários e conseguem acessar as suas contas. Saiba mais!

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar no “golpe da portabilidade” nos últimos meses. Muitas pessoas, inclusive influenciadores, estão relatando uma onda de casos desse golpe, que pode ser feito nas principais operadoras do país.

O golpe visa burlar os sistemas de autenticação em duas etapas via SMS. Usando dados vazados, como nome, CPF, número do celular e outros, criminosos conseguem entrar em contato com o atendimento das operadoras, solicitando a portabilidade do número da pessoa, assumindo a posse dele.

Você já ouviu falar nesse tipo de golpe? Saiba como se proteger!

FOTO: PIXABAY

Golpe da portabilidade

Após conseguir a posse do número da vítima, criminosos conseguem acesso a ligações, SMS, WhatsApp e Instagram. Geralmente, a vítima só percebe quando já tarde demais, ao ver que o sinal do celular está zerado e não consegue mais fazer ligações ou usar as redes móveis do celular. A fraude também pode ser percebida através do e-mail, com notificações de trocas de senhas, login em contas ou a perda de acesso a aplicativos e redes sociais. Ao pedir a portabilidade, não é possível bloquear o pedido.  

Ao conseguir o acesso às contas, os criminosos se passam pelas vítimas, para aplicar golpes. Os principais golpes são voltados à venda de falsos objetos, pedidos de dinheiro emprestado e a divulgação de falsos investimentos, que prometem grandes retornos financeiros.

Como se proteger

Para se proteger desse tipo de golpe, é importante ficar atento aos sinais, para garantir a segurança do aparelho. Verifique as mensagens que podem indicar a realização de procedimentos que não foram pedidos por você, além de cobranças desconhecidas em fatura, consumo maior do uso de dados e outros fatores que podem indicar algo de errado na conta.

Caso você receba um SMS falando sobre a realização de pedido de portabilidade, não confirme o serviço e entre em contato com a sua operadora, para saber mais detalhes sobre o assunto. Fique atento também a chamadas em nome de operadoras e evite passar dados ou realizar pagamentos, buscando sempre meios oficiais de atendimento.

Também é importante utilizar métodos de autenticação em duas etapas. Ao invés de SMS, utiliza aplicativos de autenticação ou a verificação de notificação no aparelho, evitando que em casos de clonagem ou roubo e furto, os seus códigos não fiquem nas mãos de criminosos.

Ao perceber que foi vítima da fraude, entre em contato com a sua operadora, que deve bloquear o número e devolver ao usuário. Também é ideal registrar um boletim de ocorrência, para que as autoridades fiquem cientes do caso e possam penalizar os criminosos envolvidos no golpe.

Anatel              

Recentemente, uma pessoa da equipe do youtuber Felipe Neto, teve o seu número roubado através do golpe da portabilidade. O criminoso se passou por ele nas redes sociais e estava divulgando falsos investimentos nos stories do Instagram da vítima. Com a situação, Felipe Neto foi até as redes sociais para relatar o ocorrido. Em resposta ao youtuber, a Anatel informou que a luta contra fraudes no ambiente digital é diárias e novas medidas são necessárias.

Em abril deste ano, a Anatel alterou os procedimentos para realização de portabilidade, já por causa do número de fraudes. Com a mudança, o cliente que pedir portabilidade, vai receber uma mensagem na tela do aparelho e um SMS para a confirmação da mudança de operadora. A mudança já chegou a vários estados, mas será concluída nesta segunda-feira (28).

De acordo com a Anatel, as operadoras são obrigadas a adotar medidas para prevenir e acabar com a ocorrência de fraudes envolvendo os serviços.

você pode gostar também