Governo lança APLICATIVOS importantes: você vai querer baixar no seu celular!

O governo traz novos aplicativos. Saiba quais aplicações serão úteis para sua vida.

O governo brasileiro possui uma gama cada vez maior de aplicações para facilitar a vida do cidadão. Desde o Conecte SUS, que permite ao usuário ter acesso ao seu Cartão do SUS e dados médicos, ao Gov.com, que compila várias informações necessárias aos brasileiros.  

Há também os aplicativos de pagamento, como o Caixa TEM. Ou ainda os relacionados a trabalho como o FGTS ou o Carteira digital, que conta com uma versão online da carteira de trabalho. Recentemente, o governo lançou mais dois aplicativos nesses moldes. Leia mais e entenda.  

Governo lança APLICATIVOS importantes: você vai querer baixar no seu celular!
Entenda os novos aplicativos disponibilizados pelo governo. (Créditos: Pixabay)

Clique cidadania  

Lançado em junho deste ano, o Clique Cidadania é uma ferramenta para informar os imigrantes no Brasil sobre os direitos e o acesso aos serviços prestados pelo governo brasileiro em um único aplicativo. Pronto para promover a divulgação dessas informações e ajudar os brasileiros, app está disponível no Google Play para refugiados, apátridas e imigrantes.    

O serviço oferece uma interface básica, fácil de atualizar, navegação rápida e intuitiva. A tecnologia foi desenvolvida em colaboração entre o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), parte do sistema das Nações Unidas, e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).   

O Clique Cidadania também oferece acesso rápido a informações relevantes e atualizadas sobre direitos humanos, assistência social, educação, saúde e trabalho, entre outros. A ferramenta tem versões em português e espanhol, mapas interativos e soluções para pessoas em situação de migração.  

Como navegar  

Na busca por requerimentos, os residentes encontrarão também informações sobre a forma de realocação para aqueles que buscam entrada ou assentamento, documentos importantes para permanecer no Brasil, apoio a indivíduos e famílias vulneráveis. Além de informações sobre os direitos e responsabilidades de todos os residentes.  

O aplicativo fornece acesso a textos que descrevem o processo de naturalização, o reconhecimento da apátrida e a condição de refugiado. O conteúdo pode ser acessado mesmo offline. Estão disponíveis mais de 150 páginas de oito sessões temáticas. Ademais, app possui um mapa interativo e sistema de busca, além acesso a linhas de atendimento, como o Disque 100.  

Aplicativo Desenrola Brasil  

Guilherme Mello, ministro de Política Econômica do Ministério da Fazenda, explicou que o Desenrola Brasil será um aplicativo para as pessoas negociarem dívidas e consultarem descontos oferecidos por instituições credoras.    

O ministro Mello afirmou que a dívida pode ser quitada à vista, por meio de Pix ou parcelada com juros de até 1,99% ao mês.    

O secretário também explicou que os aplicativos baseados no sistema gov.br coletariam dados de várias agências de crédito e mostrariam o valor da dívida e os descontos oferecidos pelos credores.    

Em relação às dívidas de até R$ 100, Mello lembrou que as instituições financeiras participantes do Desenrola tiveram que retirar os nomes desses devedores da lista negativa, que mostrava aqueles com dívidas não pagas. Como resultado, eles não têm mais uma linha de crédito, mas ainda concordam em pagar o que devem.

O sistema é uma ótima notícia, visto que no Brasil, atualmente há 77,9% da população endividada, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Essas pessoas poderão negociar suas dívidas com muito mais facilidade e melhores condições.  

você pode gostar também