iPhone 15 Pro: DECEPCIONOU ou SURPREENDEU? Saiba tudo!

Confira o Review do iPhone 15 Pro. Veja se realmente vale a pena comprar o celular novo da Apple.

A apresentação da linha iPhone 15 da Apple ocorreu como muitos esperavam, com algumas surpresas adicionais bem-vindas para os fãs de jogos e fotografia. Por exemplo, o evento focou em jogos para celular, trazendo Resident Evil: Village, Resident Evil 4, Death Stranding e Assassin’s Creed Mirage para smartphones de última geração com potência suficiente para adicionar ray tracing.    

Ao mesmo tempo, é difícil ficar entusiasmado com o iPhone mais recente que não parece tão diferente, e os benefícios de uma atualização anual não são tão grandes em comparação com o grande salto que você obterá ao esperar alguns anos. Mas algo realmente mudou este ano com a adição de um recurso importante: USB-C. Este é um exemplo de como a Apple finalmente tirou o iPhone de seu próprio mundo e permitiu que ele funcionasse bem com todos os outros dispositivos e carregadores que você deseja usar, tornando-se uma das decisões mais libertadoras que a empresa já tomou. Se você quer saber se o iPhone 15 Pro vale a pena ou foi uma decepção para os usuários, continue lendo.  

iPhone 15 Pro: DECEPCIONOU ou SURPREENDEU? Saiba tudo!
Veja uma análise completa do novo iPhone 15 Pro. (Créditos: Reprodução).

iPhone 15 Pro – Design e recursos   

O design do iPhone 14 Pro não mudou muito em comparação com o iPhone 13 Pro e por si só não é muito diferente do iPhone 12 Pro. Da mesma forma, o iPhone 15 Pro pode ser confundido com seu antecessor mais recente se você não olhar muito de perto. Essa falta de inventividade nos designs da marca já é um ponto discutido há um tempo. E sim, realmente, todos os anos os aparelhos parecem iguais. Isso tira um pouco a magia de comprar um celular novo. É um pouco decepcionante ter que usar uma case para se diferenciar.  

Porém, os novos chassis de titânio do iPhone 15 Pro e Pro Max são lindos. A parte traseira tem o que pode ser descrito como uma espécie de vidro translúcido, que mostra bem as impressões digitais, mas esconde arranhões visíveis e é muito agradável na mão. A Apple também conseguiu reduzir o tamanho e o peso do Pro e do Pro Max sem comprometer suas telas OLED de 6,1 e 6,7 polegadas, respectivamente.  

Falando da tela, ambos os monitores se ajustam dinamicamente até 120 Hz com o Apple ProMotion e apresentam amplo suporte de cores P3. Além disso, entregam feedback tátil, HDR e Apple True Tone. Claro, tudo é praticamente igual ao iPhone 14 Pro, mas o iPhone 15 Pro e Pro Max são quase duas vezes mais brilhantes, com brilho máximo de até 2.000 nits. Ou seja, se já não havia problema em ver a tela do anterior no sol, agora é que realmente isso jamais vai acontecer.   

Novos botões de ação 

Os botões de ação são um ótimo complemento que melhora sua a usabilidade. O Dynamic Island, introduzido no iPhone 14 Pro, está de volta (e a Apple diz que oferece suporte a mais recursos em aplicativos do que nunca). Ele também vem com um display Always On, uma ferramenta que você pode desligar se desejar.    

Se há algo que pode ser considerado radical no design exterior do iPhone 15 Pro e Pro Max, é a decisão de remover o botão lateral que alternava o modo de chamada e o modo silencioso/somente vibração. Ele estava desde o primeiro iPhone e substituí-lo com outro foi bem chocante para uma empresa como a Apple. Os novos botões se chamam botões de ação. Este botão pode realizar as mesmas ações da opção anterior, mas pode ser atribuído a diversas ações alternativas, incluindo abrir a câmera (diretamente no modo vídeo se preferir), gravar uma mensagem de voz, ligar a lanterna, ativar a lupa e mais. Pode não parecer grande coisa, mas é um aditivo que melhora a vida do usuário. 

A Apple também está oferecendo o dobro de armazenamento em seus telefones (até 1 TB) do que no ano passado. Isso é o dobro do que o Google oferece com o Pixel 7 Pro e o mesmo que o Samsung Galaxy S23 Ultra. Além disso, a empresa está com um serviço iCloud significativamente expandido que pode suportar até 12 TB ou mais, por 60 dólares por mês.   

Finalmente, USB-C 

Agora é hora de falar sobre o mais novo recurso do iPhone. Finalmente, temos USB-C. Adeus ao conector Lightning. É até difícil acreditar que usamos esse cabo limitado e lento desde o lançamento do iPhone 5, há 11 anos.  Quer a Apple queira oferecer USB-C ou as novas leis da União Europeia forcem essa mudança, o resultado final é o mesmo. O USB-C torna este iPhone mais útil do que nunca.  

Não há como enfatizar o suficiente o quão poderoso esse recurso é para melhorar sua qualidade de vida. Em vez de ter dois cabos em sua mesa para carregar o controle do PlayStation 5 e o iPhone, agora você só precisa de um, por exemplo. Você também pode reduzir drasticamente o número de cabos que carrega durante uma viagem. Esse, com certeza, é o maior ponto positivo desse novo aparelho.  

Câmeras iguais, mas com maior qualidade  

Um ponto negativo do iPhone 15 Pro, é que o sensor por trás de sua lente é o mesmo do ano passado. As exatas resoluções do iPhone 14. Entretanto, a Apple instalou uma nova lente “tetraprisma” de 120 mm que oferece quase o dobro do zoom óptico que você obtém no iPhone 14 Pro.  

Como esperado, pode-se dizer que a qualidade da imagem da câmera de 12 megapixels é boa o suficiente para ser vista à distância. Esta lente foi projetada para não deixar entrar tanta luz quanto a câmera principal, por isso é recomendável usá-la apenas em ambientes com muita iluminação. A telefoto do iPhone 15 Pro permanece inalterada em relação ao ano passado, exceto por um novo revestimento em todas as três lentes que reduz significativamente o reflexo, mas a maioria dos usuários casuais provavelmente não notará a diferença. 

Considerações finais 

De certo, o iPhone 15 Pro é um aparelho incrível, com drásticas mudanças no carregamento e no desempenho nos games. Portanto, se você tem um iPhone na versão 13, ou mais antiga, poderia investir no novo aparelho sem medo. Isso pois ele traria uma grande diferença de qualidade.  

Além disso, se usa Android está pensando em migrar para o iOS, o iPhone 15 é uma ótima ideia, principalmente agora que é compatível com USB-C. Porém, caso já possua um iPhone 14 Pro ou Pro Max, e está se questionando se vale a pena mudar de celular, deve pensar mais um pouco. Vale ponderar se a mudança no estilo de carregamento é tão importante para você, pois essa será uma das poucas mudanças perceptíveis que você terá.  

você pode gostar também