Melhore a SEGURANÇA do seu celular: DICAS PRÁTICAS

Siga essas dicas e proteja os dados do seu celular. Criminosos se aproveitam de fragilidades para aplicar golpes financeiros. Cuidado!

Os celulares estão cada vez comuns no nosso dia a dia e são utilizados para diversas atividades, inclusive para comunicação com amigos e familiares e resolução de pendências, como pagamentos de contas e resolução de problemas de trabalho. Apesar de bastante úteis, eles podem trazer problemas para os usuários, já que a atividade de golpistas tem aumentado e muitos conseguem invadir os dados dos aparelhos, roubando informações pessoais dos usuários e aproveitando para aplicar golpes em nome das vítimas.

Por isso, seja iOS ou Android, é importante seguir algumas dicas que podem ajudar a manter a segurança do aparelho, prevenindo crimes cibernéticos. Entre as principais dicas, estão: evitar clicar em links enviados por pessoas desconhecidas e não fazer download de arquivos desconhecidos, que podem ser mal-intencionados e conseguir acessar os seus dados.

Conheça agora algumas dicas e saiba como se proteger, evitando dores de cabeça com o compartilhamento dos seus dados com pessoas desconhecidas, principalmente senhas e acessos a aplicativos de bancos.

FOTO: PIXABAY

Como manter a segurança dos celulares

Para garantir a segurança do seu aparelho celular, é ideal que você não clique em links duvidosos enviados por pessoas desconhecidas, principalmente se você não estiver esperando esse tipo de informação. Golpistas costumam enviar links via SMS, WhatsApp e e-mail, e ao acessar, o usuário pode acabar concedendo o acesso a senhas e até ao sistema do celular de forma inconsciente. Portanto, evite clicar em links suspeitos e cuidado ao fazer downloads de aplicativos e arquivos de fontes duvidosas.

Também é recomendado que você tenha um antivírus instalado no seu celular, que vai criar uma barreira contra softwares maliciosos que podem se aproveitar das vulnerabilidades das versões mais antigas do sistema operacional do seu celular e conseguir invadi-lo. Mantenha sempre o seu celular atualizado, seja Android ou iOS, pois, além de melhorar o desempenho do telefone, ele vai reduzir as falhas de segurança no aparelho.

Tenha cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas, pois elas podem comprometer a privacidade dos seus dados. Os criminosos se aproveitam da baixa segurança dessas redes para acessar dados, como senhas e conversas pessoais. Com isso, é aconselhável desativar a conexão automática a redes Wi-Fi públicas e usar uma VPN ao se conectar, para que possa criptografar os dados do celular.

Sempre verifique o remetente das mensagens recebidas, especialmente as que chegam co links, arquivos e mensagens de empresas. Esteja atendo ao domínio do endereço, procure erros de escrita e procure saber a procedência da empresa.

Em caso de ligações ou mensagens de supostos bancos e órgãos públicos, não confirme seus dados pessoais e não forneça as suas senhas. Em alguns casos, os criminosos já estão em posse dos seus dados, mas precisão da confirmação de senhas para acessar as suas contas bancárias. Bancos e instituições financeiras não pedem dados por telefone ou mensagens. Se você tiver qualquer dúvida, pode ir até a sua agência bancária e conversar com o seu gerente, para que ele tire dúvidas e esclareça algumas informações.

Golpes

Ao ter acesso às suas informações, os criminosos podem começar a se passar por você, realizando falsas vendas e pedindo empréstimos em bancos ou a amigos próximos, aplicando golpes. Além disso, eles também podem começar a realizar compras através do seu cartão de crédito em lojas online, podendo causar um grande prejuízo financeiro para você, ou para pessoas próximas.

Além disso, essas pessoas também podem acessar a galeria do seu celular e em alguns casos, encontrar imagens íntimas, o que pode causar chantagens, para que esse tipo de conteúdo não seja divulgado. Tenha cuidado ao manter certos arquivos no seu aparelho celular, pois, em casos como esse, além de prejuízo financeiro, podem causar problemas emocionais, pelo medo da exposição e pelo trauma sofrido em relação às ameaças.

Nesses casos, avise aos amigos próximos para não emprestarem dinheiro, comunique a situação ao banco, para que possam bloquear as suas contas e registre um boletim de ocorrência, para que a polícia fique ciente do caso e possa investigar.

você pode gostar também