O WhatsApp no seu CELULAR deve MUDAR para SEMPRE: entenda

Operadoras pretendem mudar o uso de dados dos consumidores e decisão afetará o WhatsApp.

A maioria dos brasileiros usam o aplicativo de mensagens WhatsApp com muita frequência, tanto de forma pessoal, quanto profissional. Nos últimos anos, tem crescido bastante o número de empresas que se renderam à plataforma para realizar suas vendas de forma online e aumentar o seu faturamento, além de facilitar o atendimento. O grande número de usuários do WhatsApp se dá pela praticidade na hora de enviar mensagens, fotos, vídeos, áudios e também realizar ligações de voz e vídeo.

No Brasil, as principais operadoras de telefonia, a Claro, a Vivo e a Tim, oferecem diversos planos de dados de internet e ligações, e oferecem um serviço aos usuários chamado de “zero rating”. Esse serviço oferece acesso livre ao WhatsApp, sem que o consumo da internet da operadora seja descontado. Ou seja, você consegue enviar mensagens no aplicativo, ilimitadamente, sem que qualquer valor seja descontado do seu plano da operadora.

Porém, esse serviço não está mais agradando às operadoras, que querem passar a cobrar por esse uso do WhatsApp pelos consumidores, e o assunto está dando o que falar. Saiba agora todos os detalhes sobre essa decisão das operadoras e saiba como essa mudança pode afetar o seu uso de dados.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Zero rating

O zero rating é uma oferta de acesso a aplicativos como WhatsApp, YouTube e outras plataformas de áudio e vídeo, que as operadoras dão aos clientes, sem que o consumo de dados do plano seja utilizado. Essa estratégia das operadoras de oferecer o consumo gratuitamente chamou muitos clientes ao longo dos anos, já que o uso desses apps tem aumentado bastante, e acaba sendo uma vantagem para os assinantes do plano.

Entretanto, aparentemente, o serviço só tem trazido vantagens para os clientes, já que as operadoras pensam em acabar com essa facilidade. O consumo de dados tem crescido muito com a utilização do 4G, e com a evolução do 5G no país, a tendência é que cresça ainda mais. Por esse motivo, as operadoras estão procurando formas de potencializar os ganho e investir na capacidade das redes, para trabalhar ainda mais na expansão do 5G, que vem ganhando mais usuários à medida que chega a mais cidades.

Operadoras

A discussão sobre o assunto se intensificou no mês passado, quando em um evento, o presidente da Claro Brasil, José Feliz, afirmou que a estratégia é vista como um erro por parte das empresas de telecomunicações, mas que ainda há tempo de rever a estratégia. Após a fala dele, diretores das outras operadoras afirmaram que estão discutindo o assunto e o fim do serviço será feito gradativamente.

Em entrevista recente, o presidente da TIM Brasil, Alberto Griselli, afirmou que o WhatsApp há alguns anos era um aplicativo só de mensagens, mas hoje vai além disso e acaba consumindo mais dados.

De acordo com o diretor de marketing da TIM, Paulo Esperando Júnior, o uso por parte dos clientes também aumentou, e que com a migração do 4G para o 5G, o consumo de dados cresce de 40% a 50% por mês, e que por isso, é importante uma agilidade para entregar um serviço ideal para os clientes.

Em paralelo a essa decisão, a TIM passou a incluir novos serviços aos pacotes, como banco digital, saúde com telemedicina e educação. De acordo com Griselli, a ideia é construir benefícios aos clientes com alguma utilidade.

você pode gostar também