Principais tecnologias para aproveitamento da energia solar

As novas fontes renováveis de energia solar tem sido um dos assuntos mais marcantes dos últimos tempos, devido aos seus benefícios para o meio ambiente e economia, sendo a energia solar a que mais se destaca, além disso, a tecnologia permite o melhor aproveitamento das mesmas.

O assunto tem ganhado tanta importância, que grandes empresas do ramo da energia como a gigante italiana Enel tem se inserido no mercado da energia solar e oferecido descontos na Segunda via Enel para os empresários ou clientes que produzirem energia solar além da utilizada para o consumo próprio.

Desta forma, resolvemos escrever este post com as principais tecnologias que podem ser utilizadas para o aproveitamento da energia solar.

Principais tecnologias para o aproveitamento da energia solar

Quando aproveitamos um recurso natural de forma consciente, podemos contribuir ainda mais para a preservação do meio ambiente e melhor utilizar os mesmos para nossos benefícios. Conheçam as principais tecnologias para o aproveitamento da energia solar.

Conversão de radiação solar em energia elétrica

Através da luz e do calor em alguns materiais semicondutores, a radiação solar pode ser convertida em energia elétrica de forma direta, causando efeitos termoelétricos e fotovoltaicos.

Termoelétrico

Esse é um dos efeitos da conversão de radiação solar em energia elétrica, o qual possui uma característica importante, é realizada pela união de metais em temperaturas elevadas (mais quentes que a extremidade dos fios de condução).

O sistema termoelétrico é usado para construir o medidor de temperatura, mas seu uso comercial para gerar energia se tornou inviável, devido aos custos dos materiais e baixo rendimento.

Fotovoltaico

O sistema fotovoltaico se dá devido a excitação de elétrons conduzidos pela luz solar (células fotovoltaicas), sendo o silício o material mais indicado para realizar a conversão dos raios solares em energia.

Esse tipo de tecnologia é o mais utilizado, o qual realiza uma eficiente conversão da radiação solar em energia elétrica.

Coletor de raios solares

É possível absorver a energia solar de um coletor, processo realizado para aquecer a água em temperaturas baixas. Seu uso é mais indicado para residências, mas pode ser realizado em empresas.

O coletor de raios solares também é conhecido como aquecimento solar ativo, o qual possui um sistema de aproveitamento térmico para coletar os raios solares. Sua instalação é realizada no teto de imóveis.

Devido a baixa densidade dessa fonte de energia renovável, uma única residência pode necessitar de alguns metros quadrados do coletor, além de servir apenas para fornecer água quente.

Concentrador

O concentrador solar é um sistema utilizado para processos que necessitem de temperaturas mais altas. Esse equipamento captura radiação solar de áreas grandes e ajuda a reter a energia em uma menor, fazendo com que essa área menor possua uma temperatura mais alta.

Aproveitamento térmico

Os concentradores utilizados em sistemas de energia solar possuem formatos parabólicos ou esféricos. Quando os raios incidem são refletidos para superfície menor, onde são aquecidos.

Os sistemas com formato parabólico ajudam a atingir altas temperaturas, além de aumentar os índices de aproveitamento da energia solar, gerando um vapor que ajuda na produção de energia solar.

Conhecer as tecnologias de aproveitamento da energia solar é importante para realizar um uso mais consciente e de maneira adequada. Faça uso de energia renovável e ajude a salvar o nosso planeta.

você pode gostar também