Como fazer uma reclamação da Claro?

Se você está descontente com o serviço desta operadora, pode ser que esteja curioso para saber como fazer uma reclamação da Claro. Se sim, recomendo que você leia o texto que se segue, onde eu explico os passos necessários para isso.

Sendo assim, vejamos agora mesmo como você pode fazer uma reclamação em pouco tempo;

Reclamação CLARO

Como fazer uma reclamação da Claro pelo celular?

Pode ser que você esteja passando por vários problemas relacionados a operadora, ou simplesmente não consegue realizar uma ligação, vê sua internet caindo a todo momento e talvez a TV se mostre sem sinal sempre.

Ninguém merece passar por uma dessas situações e ficar calado, não concorda? Dessa forma, é mais que natural que você se interesse em uma forma de fazer uma reclamação da Claro!

Assim, existem alguns métodos simples que lhe permitem entrar em contato diretamente com a operadora e fazer sua reclamação. Vejamos agora mesmo quais são estes métodos:

  • Portal de autoatendimento Minha Claro: este portal pode ser acessado com e-mail ou número do celular e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode realizar um agora mesmo no próprio site.
  • Ligação gratuita realizada de qualquer telefone para o número 1052. Basta seguir as opções que lhe serão apresentadas e você poderá falar diretamente com a operadora.
  • Canal interativo, digitando *1052# em seu celular, tal como se tivesse realizando uma chamada;
  • Do seu celular, você pode enviar um SMS com a palavra “Claro” (sem as aspas) para 1052.

Além disso, você pode baixar o Minha Claro no seu Smartphone. Baixe-o na loja correspondente ao seu aparelho: Google Play para Android ou na App Store para iOS.

Existe também a opção de ir diretamente em uma loja da Claro para ser atendido pessoalmente. Acesse o link para saber onde tem uma perto de você.

Talvez você considere essa a melhor opção.

Como fazer uma reclamação da Claro na Anatel

Infelizmente, ás vezes ligar para a operadora não é o suficiente. Algumas pessoas acabam se estressando ainda mais e não conseguem resolver seus problemas.

O que você pode fazer nesta situação? Você pode entrar em contato com  a própria Anatel, que é o órgão regulador dos serviços de telecomunicações no Brasil.

Antes de tudo, você precisa ter entrado em contato com a operadora e ter anotado o protocolo que lhe foi fornecido na hora em que a comunicação foi feita.

Se por algum motivo eles não lhe darem, pergunte a eles sobre o protocolo de atendimento, para que você possa usá-lo.

O número de protocolo é a prova de que a Claro está ciente da reclamação feita por você, e por isso, o problema já deveria ter sido resolvido.

Assim, depois que você tiver com o protocolo em mãos, entre em contato com a Anatel por meio de um de seus canais de atendimento, sendo estes:

  • Serviço de atendimento via internet – Fale Conosco:sistema acessado por meio de um cadastro feito pelo usuário
  • Telefone 1331: Funciona de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados, das 8h às 20h;
  • Aplicativo Anatel Consumidor: este aplicativo funciona muito bem em um smartphone ou Tablet. Ele está disponível para Android, iOS e Windows Phone;
  • Presencial: você pode ir até uma das Salas do Cidadão da Anatel, que podem ser encontradas todas as capitais do país e em outras cidades. Ela é mais recomendada no caso de o consumidor não ter conseguido resolver eletronicamente.

Ouvidoria da Claro

O telefone da Ouvidoria da Claro é 0800 591 0480.

A ouvidoria da Claro é um órgão específico que existe dentro da empresa e que possui um papel muito importante.

Isso porque é através desse setor, da ouvidoria, que a empresa consegue avaliar, identificar e acompanhar o padrão de atendimento de seu quadro de funcionários.

Em geral, as pessoas acabam contatando uma ouvidoria da Claro quando possuem um problema com a empresa e o atendimento comum, infelizmente, não consegue resolver essa questão.

A ouvidoria, portanto, deve ouvir as reclamações de seus clientes e possui o dever de garantir que a demanda seja investigada e avaliada sempre de maneira imparcial e justa.

Cada empresa define uma tratativa e o próprio funcionamento do setor. Algumas, por exemplo, acabam optando por terceirizar esse serviço, a fim de garantir uma imparcialidade maior.

Outras, optam por selecionar os próprios funcionários da empresa, que já conhecem os valores da empresa, política de trocas ou devolução, além dos processos de reembolso.

Na Ouvidoria da Claro, você poderá apresentar elogios, sugestões, solicitações, denúncias, manifestações e reclamações.

O interessante da ouvidoria é que, além de investigar a sua questão, ela também gera um efeito na empresa.

Diferença entre ouvidoria e SAC

Muitas pessoas acabam se perguntando sobre a diferença entre a ouvidoria e o SAC, ou então acabam se confundindo na hora de escolher qual o canal de atendimento mais adequado para a sua demanda.

Por isso, é muito importante saber qual é a diferença entre ouvidoria e SAC.O SAC, também conhecido como Serviço de Atendimento ao Cliente, é um canal disponibilizado pelas empresas para atender as demandas iniciais de um consumidor.No SAC, você pode pedir informações, esclarecer algumas dúvidas, cancelar a sua compra e até mesmo fazer uma reclamação.

Atenção, porque as reclamações no SAC possuem um tempo limite para serem resolvidas: 5 dias a partir da data de registro de sua reclamação.

Algumas empresas, como as de telefonia, energia, televisão a cabo, empresas de transporte aéreo ou viário, bancárias ou de planos de saúde são obrigadas a oferecerem o canal de atendimento através do SAC.

Outras, por outro lado, não são obrigadas a criarem esse canal. Entretanto, se você realmente se preocupa com o seu atendimento, talvez seja interessante oferecer um SAC.

A ouvidoria, em contrapartida, não deve ser o seu primeiro contato com a empresa, já que é um canal de investigação de problemas. Inclusive, em muitos casos, é necessário apresentar o número de protocolo obtido no SAC.

Assim, a resposta sobre quando acionar uma ouvidoria já está bem clara.A ouvidoria deve ser acionada depois de esgotadas todas as possibilidades de negociações e contatos com a empresa através dos canais mais tradicionais.

Portanto, considere acionar uma ouvidoria como sua última instância, como um canal específico para abrir uma ocorrência sobre o seu problema.

Deixe para buscar a ouvidoria quando o seu problema não for resolvido pelo serviço de atendimento ao cliente.

Conclusão

Não perca seu tempo e procure fazer uma reclamação da Claro assim que o problema surgir. Dessa forma, você conseguirá solucionar a situação ruim em pouco tempo e com certeza se sentirá mais satisfeito com o desfecho dessa história.