Sucesso no Brasil, CELULAR SAI DE LINHA e deixa ÓRFÃOS

Samsung e Apple tiraram os amados celulares do mercado global nos últimos anos. Relembre! 

O ano passado marcou o fim dos celulares, que se tornaram uma verdadeira mania no Brasil na última década. Esse modelo era sinônimo de fama e status, mas acabou dando lugar à Apple e a Samsung ao longo dos anos.   

Apesar de seus excelentes recursos no início, o advento do 4G e as melhorias nas telas sensíveis ao toque, além da chegada dos sistemas iOS e Android, tornaram esse celular obsoleto. No ano passado, a BlackBerry anunciou que pararia de vender telefones e não forneceria mais suporte para os telefones dos clientes. Continue lendo e veja mais.  

Sucesso no Brasil, CELULAR SAI DE LINHA e deixa ÓRFÃOS
Celular amado nos anos 2000 deixa fãs saudosos pelo Brasil. (Créditos: Reprodução).

Modelo ultrapassado 

Os celulares produzidos pela icônica empresa Blackberry pararam de receber suporte a partir de janeiro de 2022. Com isso, os usuários esperam que esse aparelho perca funcionalidade com o tempo, pois a empresa não oferece mais atualizações ao dispositivo. As falhas esperadas estão relacionadas a chamadas de voz, envio de SMS e navegação na Internet.  Os produtos que usam o sistema operacional BlackBerry versões 7.1 e 10 são mais afetados, enquanto os modelos que usam o sistema Android continuarão a funcionar normalmente por mais um tempo.   

Os clientes da marca sabiam que era só questão de tempo, principalmente porque em 2020, a BlackBerry anunciou em um comunicado que estava encerrando os serviços para o BlackBerry 10 e BlackBerry OS. Além disso, a empresa afirmou que o dispositivo não pode enviar ou receber dados, fazer chamadas ou enviar mensagens com segurança.   

Empresa pioneira 

A marca BlackBerry é conhecida como pioneira nos primeiros anos do negócio de smartphones, apesar de enfrentar obstáculos às vezes. Está neste setor desde 1984, quando foi fundada como Research in Motion (RIM). Desde então, lançou excelentes aparelhos como o Blackberry 5810 com calendário eletrônico e rede 2G no início dos anos 2000.  Existem outros modelos nas lembranças do público como o BlackBerry 7210 e o Pearl 8100.   

Sabemos que entre 2007 e 2008 o mercado foi marcado pela concorrência da Apple e do primeiro iPhone. Porém, no início dos anos 2010, o BlackBerry ainda competia diretamente com a Apple e a Samsung. Segundo a consultoria Gartner, nesta época a marca respondia por 16% das vendas de celulares. A Samsung tinha 22,7% dos dispositivos e a Apple 15,7%.   

Mais tarde, a empresa enfrentou a ascensão do sistema Android desenvolvido pelo Google.  Em 2013, lançou o BlackBerry Q10 e Z10 para reacender a chama no mercado, mas não conseguiu atingir o volume de vendas. Três anos depois, em 2016, fechou parceria com a gigante chinesa TCL, que passou a produzir celulares com a marca BlackBerry, mas com sistema Android. O chamado Motion não vendeu bem e não mudou a cara da marca no mercado. A empresa então, foi perdendo espaço.

Embora tenha diminuído ao longo do tempo, a liderança do BlackBerry foi caracterizada por inovações como mensagens criptografadas, teclados físicos de alta qualidade e hardware de alto desempenho.  

BlackBerry atualmente 

Conforme noticiado pelo portal Tilt Uol, a empresa começou a desenvolver um software de segurança digital e um sistema operacional integrado para carros. Evitar mais prejuízos agora é o foco da marca, que desistiu dos smartphones.  

você pode gostar também