Vale a pena ter seus DOCUMENTOS armazenados no CELULAR?

Confira a lista de documentos que você já pode ter no seu celular. Conheça a praticidade dos arquivos digitais.

Hoje em dia, ter uma carteira cheia de documentos físicos não é mais uma necessidade. No Brasil, versões digitais da maioria dos documentos oficiais estão disponíveis e podem ser facilmente instaladas em seu smartphone, sendo também válidas e legalmente aceitas como substitutos de documentos impressos.

Essa transformação digital trouxe muitos benefícios, como a comodidade de ter sempre os documentos em mãos, evitando o risco de perda ou dano de documentos. A maioria dessas edições digitais pode ser obtida assim que o documento físico for lançado. Alguns exigem o uso de aplicativos especializados, enquanto outros podem ser integrados a aplicativos governamentais existentes, como o “Catálogo de Documentos” do app Gov.Br. Veja os documentos disponíveis em versão digital e suas respectivas aplicações abaixo.

Vale a pena ter seus DOCUMENTOS armazenados no CELULAR?
Confira dicas de juristas sobre manter os documentos no celular. (Créditos; Reprodução).

Documento por aplicativo

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) – Aplicativo da Receita Federal: Play Store e Apple Store
  • Identificação de eleitor – e-Título: Play Store e Apple Store
  • Carteira de Habilitação (CNH) – Carteira de circulação digital: Play Store e Apple Store
  • Carteira de Trabalho – CTPS Digital: Play Store e Apple Store
  • Cartão Sistema Único de Saúde –Conecte SUS : Play Store e Apple Store
  • Materiais do Aluno (DNE) – DNE Digital: Play Store e Apple Store
  • RG – Digital (RG): Disponível em estados selecionados: Play Store e Apple Store

Consulte a lista dos documentos disponíveis no aplicativo Gov.br

  • Carteira de Identidade (CIN). O documento digital é criado para substituir o documento atual O RG ainda não está disponível em todo o Brasil, pois cada estado tem até o dia 6 de novembro para regular e começar a transmiti-lo.
  • Carteira de Habilitação – (CNH digital) ou Carteira de Habilitação Técnica (CHT) emitida pela ANAC
  • Certificado de dispensa de incorporação (CDI) emitido pelo Exército Brasileiro
  • Certificado de Alistamento Militar (CAM) emitido pelo Exército Brasileiro
  • Certificado de Reservista (CR) emitido pelo Exército Brasileiro

Conheça o CIN

O novo bilhete de identidade substituirá os documentos de identificação pessoal, A Carteira Nacional de Identificação (CIN) não foi implementada em todo o Brasil. Cada estado tem o prazo até 6 de novembro para ajustar e começar a promulgar esse novo documento. A CIN utilizará o CPF como número de identificação e será reconhecida em todo o país.

Atualmente, cada estado emite seus próprios certificados de identificação. O CIN estará disponível em formato físico e também em versão digital. Quem já possui a versão impressa do documento poderá utilizá-lo para emissão de CIN em formato digital por meio do aplicativo gov.br.

Precauções que precisam ser tomadas

A documentação deve estar disponível quando necessária. As versões digitais são tão valiosas quanto as impressas, mas é fundamental garantir que estejam acessíveis quando necessário, segundo advogados. Portanto, é importante verificar regularmente se o aplicativo está atualizado e funcionando no seu dispositivo móvel. Não ter acesso a esses documentos é o mesmo que não tê-los.

Por exemplo, se um condutor não conseguir acessar sua carta de condução digital devido à falta de ligação à Internet ou se o seu smartphone ficar sem bateria durante a verificação policial, poderá ser multado por conduzir sem carta adequada. Além disso, tenha um backup. Os juristas afirmam que é importante se preparar para possíveis situações, como falta de bateria ou sinal de Internet, mantendo cópias físicas ou fotos como backup, principalmente no trato com autoridades.

você pode gostar também