Você NÃO VAI ACREDITAR em quantas NOTIFICAÇÕES um jovem recebe por dia no CELULAR

Confira a quantidade absurda de notificações que os jovem recebem no celular. Veja o que isso pode causar na saúde mental.

237 notificações. De acordo com um novo estudo publicado pela Common Sense Media, este é o número mínimo de alertas de celular que um jovem recebe por dia. Olhando para o máximo, há casos em que cada jovem recebe cerca de cinco mil notificações em 24 horas.

Os alertas quase sempre estão vinculados às redes sociais e notificam o dono do telefone sobre atualizações de amigos ou comentários nas suas publicações. Os aplicativos de mensagens, fotos e vídeos emitem bipes constantemente e acendem as luzes do dispositivo dia e noite. Não é nenhuma surpresa que as novas gerações acordem com celulares nas mãos. Até porque, sempre há mais para ver na telinha. Mas será que isso afeta as saúde dos mais novos? Continue lendo e entenda o que isso pode causar a longo prazo.

Você NÃO VAI ACREDITAR em quantas NOTIFICAÇÕES um jovem recebe por dia no CELULAR
Saiba o que o número alto de notificações no celular podem causar na saúde dos jovens. (Créditos: Reprodução).

Novas notificações a todo minuto

“Eles são constantemente forçados a responder socialmente no Instagram, TikTok ou outros lugares com seus amigos”, disse o participante do estudo Jim Steyer. “É o fator dominante em toda a sua vida pessoal”, afirmou o pesquisador.

Entenda a pesquisa

O estudo foi realizado com 203 jovens norte americanos de 11 a 17 anos. Durante nove dias, eles instalaram um aplicativo que permitiu aos pesquisadores monitorar o uso do smartphone. Dessa forma, foi possível rastrear dados com informações de data e hora sobre quais aplicativos estão sendo executados e quando, bem como quantas notificações aparecem no celular.

Os aplicativos de mídia social rastreados na pesquisa incluem TikTok, Snapchat, Facebook, Instagram e Discord. Segundo o rastreamento, cerca de 25% das notificações aparecem durante o horário escolar, enquanto 5% ocorrem à noite. Isto significa que os jovens ficam ligados nas redes quando deveriam concentrar-se noutras atividades, como ir à escola ou ter uma boa noite de sono. Além disso, o perfil revelou que 97% destes jovens utilizavam smartphone na escola e 59% ligavam-se à Internet entre a meia-noite e as 5h. Enquanto alguns interagem nas redes sociais, muitas pessoas ouvem música ou ruído de chuva, com a tela escura para relaxar e dormir.

Consequências a longo prazo

Segundo especialistas, a estimulação constante pode afetar as capacidades cognitivas, a atenção e a memória de crianças e adolescentes. Tudo isso acontece durante um período crítico da vida, quando o cérebro da criança ainda está em desenvolvimento. O pesquisador Steyer culpa o modelo de negócios de plataformas de mídia social como o TikTok. “O objetivo deles é mantê-lo na plataforma o máximo possível, para que possam vender anúncios”, disse ele.

Quando questionado, o TikTok disse que estabelece um limite diário de tempo de tela de 60 minutos para contas de adolescentes. Além disso, a empresa anunciou que desativaria as notificações push à noite e destacou uma ferramenta que permite aos pais controlar o uso da rede nos celulares dos filhos. O aplicativo Discord também destaca seu Family Hub, para gerenciamento paterno. Já o Snapchat disse que essa responsabilidade é inteiramente do usuário. Para empresas, os usuários devem ajustar o tempo de uso e podem escolher se recebem ou não notificações.

A Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, afirma ter uma série de ferramentas projetadas especificamente para ajudar a limitar o tempo de tela e as notificações de seus aplicativos.

você pode gostar também