Xiaomi prepara SUBSTITUTO para o Android: entenda

Fim do Android? Xiaomi pretende lançar sistema novo para seus dispositivos.

O  sistema operacional Android da empresa americana Google, com toda a certeza serve ao mundo todo como uma solução móvel. Os smartphones, sejam de qualquer marca, enfrentarão muita resistência por parte dos usuários caso queira utilizar outro sistema.  

Além disso, o fato de grandes marcas de smartphones utilizarem o Android dá ao Google uma de suas principais fontes de receita: a loja de aplicativos (Google Play Store). É claro que os milhões de dólares arrecadados pelo Google são milhões de dólares que as marcas não recebem pelas atividades das pessoas que utilizam equipamentos da Xiaomi, Samsung, OPPO e outros. Por esse motivo, uma dessas marcas, a Xiaomi, pode mudar esse cenário. Há rumores de que a empresa quer criar o seu próprio sistema. Continue lendo e saiba mais.  

Xiaomi prepara SUBSTITUTO para o Android: entenda
Xiaomi desenvolve sistema que pretende suceder Android. (Créditos: Reprodução).

Xiaomi “MiOS” 

A Xiaomi deu um susto no mercado ao registrar, sem aviso prévio, o nome ‘MiOS’ na China. O motivo é que existiam boatos anteriores de que a empresa lançaria um sistema operacional proprietário e esta nova versão mostra que a marca está de fato trabalhando nessa iniciativa.  

De acordo com o famoso Ice Universe, os fabricantes chineses agora podem usar o nome “MiOS” em seus produtos, já que o escritório de marcas chinês agora reconhece o MiOS como propriedade da empresa. Segundo fontes, este novo sistema operacional estará disponível em smartphones e laptops Xiaomi na China.   

Até o momento, a marca Xiaomi não comentou nenhum rumor a respeito do possível lançamento deste novo sistema operacional. No entanto, tudo indica que a empresa agora está seguindo os passos da Huawei com seu próprio HarmonyOS.  

A guerra comercial da China com os Estados Unidos estimulou o desenvolvimento de novos sistemas operacionais, forçando-a a buscar alternativas proprietárias tanto para hardware quanto para software.  

Entretanto, alguns acreditam que esta marca “MiOS” pode não ser um novo sistema que competirá com o Android. Muitos creem que o novo dominio vem apenas para substituir o “MIUI” nos smartphones da Xiaomi. Ou seja, o que vai diferenciar os telefones mais caros, como o Redmi do POCO, por exemplo.    

De qualquer forma, ainda é muito cedo para saber quais serão as iniciativas de software da Xiaomi. Contudo, novas informações sobre o MiOS serão reveladas nas próximas semanas.  Se você acredita que a Xiaomi pode realmente lançar um sistema proprietário, nos próximos dias, talvez em Setembro, estas suspeitas serão dissipadas.  

Em breve, a marca garantida pela Xiaomi entrará definitivamente no mercado e a publicidade revelará os seus segredos. De qualquer forma, o domínio MiOS já foi registrado pela empresa.    

O que vai mudaria na Xiaomi?  

Rodar um sistema operacional próprio daria à Xiaomi mais controle sobre o desempenho do aparelho, além de não depender do ecossistema do Google e de aplicativos de terceiros que são vem no aparelho por padrão. Em vez disso, a empresa poderia negociar permissão para usar determinados serviços, além de criar novas lojas de aplicativos e jogos.   

A marca chinesa Huawei já fez um movimento semelhante com o HarmonyOS, mas as restrições comerciais e políticas nos Estados Unidos impediram a marca de licenciá-lo com o Google. 

você pode gostar também