Apple lança ALERTA para TODOS OS DONOS DE iPhone!

Alerta pede para que usuários acabe com um prática comum, mas muito perigosa. Saiba mais detalhes!

A Apple está alertando os usuários de iPhone a deixarem de lado uma prática bastante comum, mas muito perigosa, que pode trazer diversos riscos. A prática em questão é o hábito de deixar o celular carregando com frequência durante a noite toda. A empresa está preocupada com os riscos que isso pode trazer, em relação ao superaquecimento dos aparelhos, que pode provocar incêndios e choques elétricos.

Veja o alerta da Apple e saiba como carregar o seu celular da maneira correta, diminuindo os riscos e evitando acidentes.

FOTO: PIXABAY

Alerta

A Apple vem alertando os usuários de iPhone a não dormirem com o celular carregando perto da cama, para evitar acidentes como incêndios e choques elétricos. Por isso, se você tem o hábito de deixar o celular carregando com frequência durante a noite toda, é melhor abandonar essa prática e se proteger dos riscos.

A principal preocupação da empresa é em relação ao superaquecimento do aparelho, já que isso pode provocar curtos e levar à explosão do celular, além de poder provocar choques e incêndios. Ao deixar o celular carregando ao dormir, o risco é ainda maior, já que o fogo pode se alastrar de maneira rápida sem que o usuário perceba, sem conseguir se proteger.

Outra prática errada é deixar o aparelho embaixo do travesseiro, já que isso também pode causar superaquecimento, trazendo riscos de incêndio. O mais indicado para carregar o celular é deixá-lo em locais ventilados, sem luz direta do sol e priorizar carregadores originais. Caso o celular não seja original, é ideal comprar de um boa marca, e observar se ele é compatível com o seu celular.

Explosões               

Segundo especialistas, os casos mais comuns de explosão são em produtos falsos, devido à falta de dispositivos de segurança. Por isso, o ideal é ter um carregador original do telefone, ou comprar um de uma marca reconhecida, que ofereça segurança aos dispositivos e usuários.

Se precisar trocar algum componente do celular, é recomendado levar o aparelho em uma assistência técnica autorizada pela marca, para que o conserto seja feito por um profissional habilitado e as peças sejam trocadas por outras originais. Também é preciso ficar atento ao comprar celulares usados, já que algumas peças já podem ter sido trocadas.

O primeiro sinal que um celular que está prestes a explodir apresenta é o superaquecimento. Nesses casos, ao perceber, é ideal tirar a capinha de proteção, desligar o celular e colocá-lo em um local ventilado, para que a temperatura volte ao normal. Se o celular apresentar o estufamento da bateria, é ideal levá-lo a uma assistência.

Se a temperatura voltar ao normal, o celular pode ser novamente ligado. Ao ligar, feche os aplicativos que estão abertos e podem consumir mais energia e pronto. Esse tipo de procedimento só funciona em casos de aquecimento.

Se proteja

Para se proteger dos riscos, evite usar o celular enquanto ele carrega. Isso pode proteger a bateria e evitar acidentes sérios. O uso ao carregar deve ser evitado principalmente em dias de chuvas, já que os raios podem causar uma tensão elevada na rede, causando choques.

Não coloque o celular para carregar em locais úmidos, como pias, banheiros e áreas de serviço. Se precisar usar o celular, retire da tomada para fazer o uso, principalmente em casos de ligações.

Deixar o celular carregando na cama é um risco, especialmente se o celular estiver conectado a uma tomada T, já que a conexão de vários aparelhos pode elevar a corrente e ocasionar acidentes.

Somente neste ano, no Brasil, quase 400 pessoas morreram vítimas de acidentes elétricos, segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. O número representa um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2022.

você pode gostar também