Bard chega ao Brasil: APRENDA a usar a Inteligência Artificial do Google no seu CELULAR

Nova IA chega ao mercado brasileiro. Saiba mais!

A tecnologia de inteligência artificial está cada dia mais presente no cotidiano das pessoas ao redor do mundo. São editores de imagens, revisores de texto e até criadores de vídeos. As funcionalidades que as IAs entregam são diversas. Uma das mais famosas no momento, chamada Chat GPT, por exemplo, se apresenta como uma ferramenta de linguagem e pesquisa, que simula a interação com o humano, mas é bem mais que isso.  

Para além da queridinha da atualidade, novos chatbots, como são chamados, estão vindo com tudo para competir com o Chat GPT. Uma das mais promissoras, que chegou recentemente ao Brasil, é a nova ferramenta do Google: A Bard. Para conhecer mais sobre essa IA, continue lendo o texto.  

Bard chega ao Brasil: APRENDA a usar a Inteligência Artificial do Google no seu CELULAR
Mais uma opção de IA chega ao mercado brasileiro. (Créditos: Pixabay)

Nova inteligência artificial  

Após cinco meses passados de seu lançamento global, o chatbot inteligente Bard, do Google, desembarcou no Brasil nesta quinta-feira, 13, com mensagens disponíveis em português e em outros 40 idiomas.  

A ferramenta era bastante aguardada, desde o início deste ano, pelos usuários do ChatGPT, da OpenAI e do Bing da Microsoft, outras IAs.  

O Bard, outro chatbot de inteligência artificial (IA), planeja atuar como seus concorrentes. Em outras palavras, ele usa modelos de linguagem extensivos (LLMs) para gerar respostas de suas perguntas e pensamentos. Este modelo trabalha com previsão de palavras para gerar uma sequência de sentenças com base em uma análise probabilística dos resultados. A ideia é que as palavras estejam o mais próximo possível de seu significado lógico.    

A própria aplicação se descreve como “um grande modelo de linguagem, também conhecido como IA conversacional ou chatbot treinado para ser informativo e abrangente. Também treinado em uma enorme quantidade de dados de texto e capaz de comunicar e gerar texto semelhante ao humano”.  

Como usar?

Para usar o novo modelo, é só acessar o site bard.google.com. Logo após isso, você precisará fazer login na sua conta do Google, assim como o Gmail e o Google Chrome. Ao se inscrever, acesse o site do chatbot e insira sua pergunta, tópico ou imagem na barra de pesquisa. Esta ferramenta está já disponível em dispositivos móveis e na versão web através do endereço de web informado.    

Ademais, você também pode selecionar várias características da resposta para orientar sua decisão com mais rigor. O usuário pode escolher opções como respostas longas, curtas ou detalhadas (no entanto, esse recurso está disponível apenas em inglês, no presente momento). Outro ponto, é que semelhante ao Google Translate, a ferramenta também possui a possibilidade ouvir a resposta gerada.  

A partir desta quinta-feira, as respostas podem ser partilhadas nas redes sociais, e as perguntas serão gravadas na plataforma, da mesma forma que pelo ChatGPT. Esta ferramenta faz parte de um lançamento global para todos os países onde o Bard já está disponível.    

Dito isso, mesmo que lançamento brasileiro da Bard ocorra cinco meses depois que o Google introduziu a IA para competir com chatbots inteligentes, ainda produz muitas expectativas para os que utilizam esse tipo de instrumento para trabalho ou estudo. Vale lembrar, que a ferramenta foi anunciada globalmente em maio, no principal evento do ano da empresa, o Google I/O. 

você pode gostar também