Como ficarão os celulares Xiaomi sem a MIUI?

A Xiaomi vai abandonar o MIUI? Saiba mais sobre o novo sistema da marca chinesa abaixo.

HyperOS é o novo sistema operacional da Xiaomi, anunciado nesta última terça-feira (17). Segundo a empresa, a substituição da interface MIUI foi projetada para funcionar com total integração entre os dispositivos da marca, incluindo os carros elétricos da gigante chinesa.

A novidade será introduzida na nova série de aparelhos da Xiaomi, a série 14. Apesar de ainda não haver uma data prevista de lançamento, os novos aparelhos deverão estar disponíveis no mercado chinês ainda este mês. Veja mais informações sobre o novo sistema abaixo.

Como ficarão os celulares Xiaomi sem a MIUI?
O sistema da Xiaomi vai mudar. Confira o substituto do MIUI. (Créditos: Reprodução).

HyperOS substitui MIUI

Segundo Lei Jun, CEO da Xiaomi, o sistema operacional HyperOS retorna à missão de 2017 da empresa de unificar todo o ecossistema de produtos e aplicativos. Porém, ainda não há detalhes sobre a interface do HyperOS, apenas informações de que ela é baseada em Android. Além disso, o sistema operacional foi desenvolvido pela fabricante chinesa.

O que é HyperOS e como funciona?

HyperOS é o novo sistema operacional da Xiaomi para smartphones e representa a descontinuação da interface MIUI. Descrito como algo completamente novo e amigo do ambiente, a empresa também especificou que o HyperOS se concentrará nas pessoas, nos carros e na casa, lançando primeiro com a série Xiaomi 14. Embora seja chamada de “novo sistema operacional”, esta versão é derivada do Android, assim como o HarmonyOS da Huawei.

No entanto, a Xiaomi fez alterações significativas na estrutura básica do sistema Google. O CEO da marca chinesa ainda mencionou que a arquitetura subjacente do HyperOS foi “completamente reescrita” e indicou que o foco está no suporte a um grande número de dispositivos e conexões no futuro. Entretanto, a Xiaomi não disse como será a interface ou a experiência do usuário, então teremos que esperar para ver como será realmente o HyperOS. Ademais, não está claro como isso vai afetar os dispositivos Xiaomi fora da China.

Diferenças entre HyperOS e MIUI

O HyperOS difere do MIUI em vários aspectos. Primeiro, o HyperOS foi introduzido em resposta aos desafios percebidos com o MIUI, reconhecendo as críticas sobre a intrusividade da interface e o peso associado aos ROMs personalizados mais antigos. Arquitetonicamente, o HyperOS possui uma “arquitetura completamente reescrita”, que apresenta mudanças significativas na estrutura básica do MIUI. Além disso, o sistema HyperOS foi projetado para oferecer “desempenho ultra-alto, suavidade e conectividade de smartphone x AIoT” (integração de inteligência artificial na Internet das Coisas), com foco em melhorar o desempenho e a integração entre dispositivos.

Embora a MIUI enfrente críticas que podem contribuir para a falta de sucesso dos telefones Xiaomi no mercado internacional, o HyperOS está sendo apontado como uma solução para superar esses problemas percebidos. A transição do HyperOS para substituir gradualmente o MIUI também foi destacada, marcando o fim do caminho para o MIUI. Isso inclui uma estratégia global, com o HyperOS sendo executado em telefones Xiaomi vendidos internacionalmente e ROMs globais com lançamento previsto para 2024.

Os dispositivos com MIUI continuarão sendo atualizados?

Pelo que parece, o HyperOS substituirá gradualmente o sistema operacional nos dispositivos Xiaomi. Isso significa que os dispositivos equipados com MIUI continuarão recebendo atualizações de segurança por um tempo, mas com o lançamento de novos dispositivos, a marca abandonará o MIUI e se concentrará no desenvolvimento do HyperOS.

você pode gostar também