Como transformar seu CELULAR em MÁQUINA DE CARTÃO?

É possível realizar pagamentos através do celular, sem a necessidade do cartão. Saiba como fazer isso!

Atualmente, muitas pessoas estão deixando os cartões de crédito físicos de lado e estão realizando seus pagamentos em estabelecimentos por meio do celular. É possível cadastrar um celular para fazer pagamentos por meio de aproximação, sem precisar digitar a senha para finalizar a transação. A tecnologia tem facilitado ainda mais os pagamentos em diversos locais e serviços.

Para que o celular faça esse tipo de pagamento, ele precisa possuir a tecnologia NFC, que é um recurso nativo do próprio sistema, não podendo ser instalado. No iOS, os celulares a partir do iPhone 6 já contam com essa tecnologia. No Android, é necessário conferir se o celular permite esse tipo de transação.

Existem diversos apps que permitem que o usuário cadastre os seus cartões para que o celular possa realizar pagamentos por aproximação. Recentemente, a Cielo informou que está ampliando a oferta do Cielo Tap, que transforma o celular em um equipamento de pagamento, disponível para celulares Android.

Saiba mais sobre essa ferramenta da Cielo e sobre outros apps para pagamento por aproximação, que transformam o celular em uma carteira digital.

FOTO: PEXELS

Pagamento por aproximação

Para descobrir se o celular Android permite esse tipo de pagamento, é necessário acessar as Configurações, clicar em Conexões e conferir. Se o celular tiver a tecnologia, basta ativar a aba “NFC e pagamentos por aproximação”.

Após isso, é necessário cadastrar o cartão de crédito ou débito em um dos aplicativos de pagamentos que operam com o NFC. A Apple disponibiliza o Apple Pay e o Google oferece o Google Play para usuários de Android. Usuários de celulares Samsung podem optar também pelo Samsung Pay.

Como já citado, a Cielo está ampliando a oferta do seu produto que pode ser usado para pagamentos pelo celular. O serviço já está sendo utilizado por alguns clientes desde o mês de abril e está disponível para aparelhos Android, aceitando as bandeiras Visa, Master e Elo.

Segundo um comunicado do vice-presidente Executivo de Tecnologia e Negócios da empresa, Carlos Alves, os celulares estão sempre nas mãos de muitas pessoas e é natural que o equipamento também se torne uma alternativa para a realização de pagamentos, e por isso, a Cielo direcionou esforços para transformar os celulares em uma maquininha.

Ainda de acordo com ele, a solução está alinha com o propósito da companhia de simplificar e impulsionar negócios e que os clientes poderão ter ainda mais facilidade e agilidade na hora das vendas, tornando uma jornada mais fluida e completa.

NFC

A principal utilidade da tecnologia NFC nos celulares é a realização de pagamentos de forma digital, substituindo cartões de crédito e débito. No entanto, o NFC também pode ser usado para transferir pequenas quantidades de dados entre dois aparelhos compatíveis.

A tecnologia também pode servir de ponte para que dois celulares troquem links, senhas de conexão, contatos e mensagens, além de enviar fotos e vídeos junto com o Bluetooth do aparelho.

O NFC também pode se conectar com o Bluetooth e com o Wi-Fi direct para ajudar no pareamento entre o celular e outro dispositivo, como câmeras, fones, relógios inteligentes e outros.

A tecnologia também pode ser usada para abrir portas com fechaduras digitais, assim como acontece com os cartões de hotéis, que servem para abrir as portas dos quartos. Essa tecnologia foi criada em 2002 e vem sendo aprimorada ao longo dos anos.

você pode gostar também