Estes 6 RECURSOS a Apple COPIOU do Android para TURBINAR o iPhone 15

Descubra ferramentas que foram “copiadas” pela Apple no iPhone 15. Veja as semelhanças com recursos de Android.

O iPhone 15 foi anunciado pela Apple no dia 12 de setembro e veio com uma série de novidades. Embora novos nos modelos da Apple, alguns dos recursos anunciados para smartphones Android não são nada novos. É o caso da entrada USB-C que há anos vem incluída em smartphones de marcas como Samsung, Xiaomi e Motorola.  

O mesmo se aplica aos processadores com tecnologia ray tracing. Este recurso apareceu pela primeira vez no chip Exynos 2200 encontrado na série Samsung Galaxy S22. Continue lendo e confira esses e outros recursos que a Apple “roubou” dos celulares Android.  

Estes 6 RECURSOS a Apple COPIOU do Android para TURBINAR o iPhone 15
Conheça recursos do novo iPhone que já existem no Android. (Créditos: Reprodução).

Botão de ação   

Um dos destaques dos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max é o botão de ação. Este botão está localizado na lateral do dispositivo e pode ser personalizado para acionar um atalho pré-programado quando pressionado. No entanto, as teclas de acesso rápido em smartphones Android não são exatamente novas.   

Em 2019, a Samsung introduziu o chamado “Botão Bixby” na série Galaxy S8. Os assistentes virtuais agora abrem imediatamente quando você ativa o hardware, mas os consumidores encontraram maneiras de programar assistentes virtuais para abrir câmeras ou aplicativos, por exemplo. Vale lembrar que o telefone BlackBerry Curve teve uma proposta semelhante em 2010 com botão trackball. Portanto, o recurso do iPhone chegou 13 anos após o lançamento do modelo BlackBerry e 4 anos após o lançamento da série Galaxy S8. 

Entrada USB-C   

Uma entrada USB-C é padrão na maioria dos smartphones Android, e modelos fabricados há mais de cinco anos podem contar com esta bandeja. Apesar disso, a Apple só introduziu conectividade com o iPhone 15 este ano. A alteração foi feita para permitir que a gigante de Cupertino se adaptasse à legislação da União Europeia que exige a introdução de portas USB-C em smartphones e outros dispositivos.   

A entrada USB-C tem diversas vantagens em relação ao Lightning, incluindo maior durabilidade e carregamento mais rápido. Além disso, a maioria dos dispositivos eletrônicos modernos possui essa entrada, portanto os usuários precisam apenas de um cabo para todos os seus dispositivos. A entrada USB-C foi introduzida há oito anos, em 2015, no extinto LeEco.  

Processador com ray tracing 

Esses processadores são uma inovação relativamente nova, mas foram usados pela primeira vez em smartphones Android. Essa tecnologia, que permite gráficos mais realistas nos jogos, agora está incluída no chip Exynos 2200 presente na série Samsung Galaxy S22.  

Desde então, esta tecnologia chegou também aos processadores Snapdragon 8 Gen 2 e MediaTek Dimensity 9200 que alimentam os sistemas Google nos smartphones. Nos modelos da Apple, esse recurso apareceu pela primeira vez este ano no processador A17 Bionic encontrado no iPhone 15 Pro e no iPhone 15 Pro Max.   

Construção em titânio   

As armações de titânio ainda não estão em muitos telefones, mas foram vistas pela primeira vez no smartphone Essential PH-1 em 2017, no evento Wanderlust. Porém, esse modelo não chegou ao Brasil e poucas pessoas tentaram importá-lo, pois não havia garantia ou rede de suporte técnico no país.    

O titânio é mais durável que o aço inoxidável, resistente a arranhões e quedas e é leve. O fato de a gigante de Cupertino ter substituído o material pode indicar uma tendência na indústria móvel. Há até rumores de que o Galaxy S24 Ultra poderia seguir os passos dos modelos da Apple e adotar um corpo de titânio.    

Gravação em modo espacial   

Outra novidade do iPhone, mas também disponível em smartphones Android há algum tempo, é a fotografia em modo espacial (outro nome para fotografia 3D). Esse recurso, que adiciona profundidade aos vídeos, foi introduzido há 12 anos, em 2011, nos smartphones HTC Evo 3D e LG Optimus 3D. Com o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, qualquer pessoa que possua o Apple Vision Pro, o headset de realidade mista da empresa, pode usá-lo para assistir a vídeos de alta qualidade gravados no modo espacial. 

Lente teleobjetiva 

O iPhone 15 Pro Max está equipado com uma lente telefoto 5x e possui funcionalidade de câmera aprimorada. Porém, esse tipo de lente já faz parte do conjunto do Galaxy S23 Ultra, um dos principais concorrentes do iPhone premium. O modelo top de linha da Samsung traz câmera telefoto com zoom óptico de até 10x. As fotos foram bem recebidas pelos usuários nas redes sociais, e a esperança é que os resultados sejam semelhantes ou até melhores no iPhone. 

você pode gostar também