Guia completo para USAR O CELULAR de maneira SAUDÁVEL: você vai gostar!

É possível usar o celular sem exageros, mantendo o foco nas tarefas diárias e cuidando da saúde mental. Saiba como!

O celular tem sido bastante importante no nosso dia a dia, já que ele pode ajudar em diversas tarefas diárias, tanto no trabalho, como no lazer. Ele é ideal para o envio de mensagens, para a interação com outras pessoas, para pagamentos de contas e transações bancárias e para compras online, além da possibilidade de fazer ligações, tirar fotos, gravar vídeos e muito mais.

Porém, o problema é quando não conseguimos gerenciar o tempo de uso do aparelho e ele se torna um grande vilão, podendo trazer impactos negativos para a nossa saúde física e mental.

 Se esse é o seu caso, e você já percebeu que não consegue passar um longo período longe do smartphone, saiba agora o que fazer para usá-lo de uma forma mais saudável, sem exagerar.

FOTO: PIXABAY

Gerencie o tempo de uso

O tempo em que passamos em frente às telas dos celulares pode impactar diretamente na nossa saúde, inclusive causando vício. Por isso, estabelecer um limite é o ideal. Para isso, você pode usar recursos nativos do aparelho ou baixar aplicativos de gerenciamento de tempo de tela, para monitorar e controlar o tempo gasto nos aplicativos.

Passar um tempo sem usar o celular antes de dormir também pode melhorar a qualidade do sono, já que a luz azul emitida pelos smartphones bloqueia a liberação de melatonina, o hormônio do sono.

O uso excessivo do celular também pode causar problemas na postura e na vista, além de poder interferir na qualidade da alimentação do usuário.

Gerencie as notificações

Com o constante número de mensagens e postagens nas redes sociais, os celulares não param de emitir notificações, o que pode prejudicar a concentração e aumentar o estresse. Por isso, uma solução pode ser desativar as notificações que não são tão essenciais, deixando apenas as de aplicativos e mensagens de trabalho ou estudo.

Também pode ser ideal estabelecer horários para olhar e responder as mensagens, tendo mais tempo para focar nas tarefas mais importantes ao longo do dia, diminuindo o tempo de uso do aparelho.

Desinstale apps desnecessários

Além de consumir espaço de armazenamento, o excesso de aplicativos no celular pode levar a distrações e um grande número de informações de uma vez. Por isso, antes de baixar um aplicativo, analise se ele realmente vai ser útil e se ele agrega valor às suas atividades diárias. Se a resposta for não, evite instalar.

Também é importante revisar os apps já instalados e ver se eles estão sendo utilizados. Caso não, faça uma limpa e se livre deles.

Tenha momentos offline

É importante estabelecer momentos sem o celular, fazendo atividades offline. Para isso, você pode praticar um exercício físico, fazer uma caminhada, visitar um museu, encontrar amigos, ler um livro, ou fazer qualquer outra atividade do seu agrado.

Fazendo isso, você terá um descanso mental e ter momentos de tranquilidade, esquecendo um pouco o vício no celular, além de também conseguir cuidar do corpo.

Tenha consciência

Para conseguir manter uma relação saudável com o aparelho celular, você precisa ter consciência de como está utilizando-o. Faça uma reflexão de como você está gastando tempo no dispositivo e como isso pode afetar a sua produtividade, as suas relações e a sua saúde.

Após isso, estabeleça metas para equilibrar o uso e foque em outras atividades, mantendo um equilíbrio ideal entre o tempo de trabalho, de lazer, de relacionamentos pessoais e do uso do smartphone.  

você pode gostar também