O celular ao volante é a TERCEIRA causa de ACIDENTES no trânsito: confira detalhes

Número de acidentes causados pelo uso de celular ao volante tem crescido no país, chegando a causar 154 mortes por dia. Saiba mais!

Infelizmente, tem sido cada vez mais comum o uso de celulares no trânsito. Embora pareça algo totalmente inofensivo, essa prática pode ser uma combinação mortal, tanto para motoristas, quanto para pedestres. No Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do smartphone ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, chegando a gerar 154 mortes por dia, 54 mil por ano.

De acordo com estudos da Associação, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h, equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. Essa é uma preocupação que repercutiu na legislação brasileira de trânsito.

Atualmente, os celulares já são considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos principais fatores de risco à segurança viária, ultrapassando questões como sono e cansaço ao dirigir. O Brasil conta com mais de 240 milhões de celulares espalhados pelo território e o seu uso tem influenciado no crescente número de acidentes de trânsito, inclusive com mortes.

Saiba mais sobre esses dados alarmantes agora!

FOTO: PEXELS

Acidentes no país

O uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. Esse número chega a 154 mortes por dia no país, sendo 54 mil ao ano. O consumo de álcool e o excesso de velocidade continuam sendo as principais causas de acidentes com mortes nas estradas, mas o número de mortes causadas pelo smartphones vem crescendo e preocupado especialistas de segurança viária.

De acordo com os dados da associação, enviar mensagens de texto enquanto se dirige um veículo a 80 km/h, equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. Os especialistas indicam que os cuidados devem ser tomados pelos motoristas e também pelos pedestres, que também podem ser vítimas desses acidentes.

Atualmente, o uso do celular ao volante é mais comum entre os jovens com idades abaixo de 30 anos. As mulheres são as mais propensas a se envolver em acidentes ao dirigir distraídas manuseando o celular.

Outro dado apontado e preocupante é que em casos de ligações, mesmo após a finalização da chamada, a atividade do cérebro continua voltada a ela, permanecendo o risco de causar um acidente segundo após o seu término.

Outro fato preocupante é que o uso de celular no trânsito também tem ganhado novos adeptos, como é o caso dos motociclistas, que estão passando a utilizar o celular enquanto conduzem a motocicleta.

Celular ao volante

A Polícia Militar do Distrito Federal flagrou, somente entre os dias 18 e 24 deste mês, 1.417 motoristas utilizando o celular enquanto dirigiam um veículo. Os dados foram divulgados no boletim de produtividade do trânsito da corporação.

De acordo com o código de trânsito brasileiro, dirigir o veículo segurando ou manuseando o celular é uma infração gravíssima, com multa de R$293,47 e a adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Na mesma semana, a PMDF ainda abordou 125 pessoas dirigindo sem CNH e recuperou 60 munições apreendidas. Além disso, entre a última sexta-feira (22) e a segunda-feira (25), o Detran do Distrito Federal e a PM autuaram 267 motoristas alcoolizados, o que é considerado uma infração gravíssima, com multa no valor de R$2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano.

Também foram autuados motoristas por falta do cinto de segurança, por conduzir veículo com escapamento irregular e por disputar corrida ou exibir manobras perigosas. Pessoas também foram autuadas por conduzir veículos sem o licenciamento.

você pode gostar também