O que o Governo está fazendo para MELHORAR O SINAL DE CELULAR?

A Anatel promoveu discussões importantes sobre sinal em cidades brasileiras. Entenda melhor.

Mesmo que acesso à internet esteja cada vez mais democratizado, ainda existem locais no Brasil que não possuem acesso a esta conexão. Cidades situadas em áreas rurais ou interioranas são as mais afetas por este problema. Esta situação é ruim não apenas para os usuários, mas também para o comércio e empresas locais, já que a internet é utilizada para a maioria dos trabalhos atualmente. A rede é primordial para a emissão de notas, utilização de máquinas de cartão e pagamentos via Pix, por exemplo. Desta forma, a falta dela pode respingar na saúde econômica dos locais atingidos.  

Porém, isso está sendo discutido pelo governo do país. A Anatel, agência responsável pelos assuntos de redes e sinais relacionados a telefonia está comprometida a melhorar a situação para os moradores de áreas sem internet. Além disso, locais com redes de pouca funcionalidade também devem receber ajuda. Continue lendo e veja o que será feito.  

O que o Governo está fazendo para MELHORAR O SINAL DE CELULAR?
Governo discute melhoria de redes em locais remotos. (Créditos: Reprodução).

Monitoramento de reclamações 

Na quarta-feira, o fiscal aduaneiro da Anatel, Gustavo Borges, disse que a agência deve anunciar um plano de melhorias para municípios com problemas de sinal móvel nas próximas semanas.    

A Anatel foi convidada a se manifestar em audiência realizada pela Comissão de Comunicações e Defesa do Consumidor da Câmara, em resposta às críticas de parlamentares sobre a falha do serviço e aos apelos para a suspensão de negócios. Conforme explica o supervisor, os critérios de identificação dos municípios determinados na ação serão analisados pelo órgão.   

Segundo Borges, a Anatel monitora as reclamações dos usuários por meio de pesquisas de satisfação e qualidade cognitiva (em andamento) e medidas de competências. Ele revelou ainda que a agência reduziu em 23% o número de reclamações e que medidas técnicas foram publicadas no site da Anatel.  

Pesquisa de satisfação

Utilizando dados de eventos futuros, explicou Borges, será possível criar certificações de qualidade de serviço para operadoras de telecomunicações como forma de “traduzir” temas complexos para os usuários.  Os usuários não precisam analisar aspectos técnicos como instabilidade ou latência, segundo ele. No caso, essas perguntas serão convertidas em selos para facilitar a compreensão dos clientes sobre a atuação dos prestadores de serviço em seu município. 

Ainda de acordo com o superintendente, os selos deverão ser entregues no próximo ano. De acordo com um estudo de 2010, para resolver a escassez de sinal móvel que afeta 9.000 áreas no país, os anúncios 5G fornecem promessas de cobertura para essas áreas. Borges lembrou que todos os agendamentos, situação de exames e demais dados sobre cobertura de telefonia celular podem ser consultados no portal da Anatel.    

Sinal 5G 

Além disso, a Anatel lançou o sinal 5G em mais de 187 municípios do Brasil. Finalmente, mesmo que as autoridades dissessem que isso era impossível, uma vez que os fundos do Fundo de Universalização dos Serviços de Comunicações (Fust) foram retidos por vários governos brasileiros.   

Mais recentemente, o Banco Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) determinou os termos de utilização na concessão de empréstimos. Após isso, é esperado que melhorias adicionais sejam anunciadas esta semana. 

você pode gostar também