SAIBA TUDO sobre como USAR SEU CELULAR como uma MAQUININHA DE CARTÃO

Tecnologia permite que o celular seja usado como máquina de cartão, para receber pagamentos. Saiba como!

O pagamento por aproximação caiu rapidamente no gosto dos brasileiros. Entre as principais transações presenciais com cartão de crédito realizados no país no primeiro semestre deste ano, mais de 7 bilhões utilizaram a tecnologia NFC, que permite esse tipo de operação, o que indica uma alta de 76% na comparação com o primeiro semestre do ano passado.

No período, de acordo com a Abecs, associação representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, R$414,8 bilhões foram movimentados por meio da tecnologia. Apenas em junho, as compras por aproximação representam 48% dos pagamentos com cartão. Em junho de 2021, essa participação era de 13%, o que deixa clara a força da tecnologia. Em dezembro deste ano, a entidade estima que o índice chegará a 56%.

Você conhece a tecnologia? Saiba tudo sobre ela e aprenda a usar!

SAIBA TUDO sobre como USAR SEU CELULAR como uma MAQUININHA DE CARTÃO
FOTO: PIXABAY

Pagamentos por aproximação

Se para a maioria dos consumidores, 88%, rapidez e comodidade são os principais atrativos dessa modalidade, para os empreendedores, essa facilidade se traduz em aumento de vendas. O potencial para os negócios é ainda maior depois da possibilidade de fazer pagamentos por aproximação usando o celular, sem maquininha de cartão, permitindo a venda com cartão de qualquer lugar e a qualquer momento.

Esse tipo de pagamento é uma grande aposta do Mercado Pago, que é referência em soluções de pagamento para empresas. Desde abril, quando disponibilizou a tecnologia para os seus clientes com a ferramenta Point Tap, o Mercado pago está se dedicando para aperfeiçoá-la, já que existe essa demanda crescente em negócios de todos os portes.

Segurança

O pagamento pro aproximação é mais seguro para o usuário, já que ele não precisa entregar o cartão para o atendente da loja e precisa estar próximo ao dispositivo para que a transação seja feita. Assim como outros tipos de transação com cartão, é preciso que o usuário fique atento a questões como o valor a ser pago no momento da compra.

Aplicativos

Para fazer esse tipo de pagamento, os usuários precisam cadastrar o cartão de crédito ou débito em um dos apps de pagamento que operam com a tecnologia. A Apple oferece o Apple Pay, o Google oferece o Google Pay, a Samsung oferece o Samsung Pay e a Cielo oferece o Cielo Tap, que funciona da mesma maneira do serviço oferecido pelo Mercado Pago. Os apps para pagamento aceitam o cadastro de diversas bandeiras de cartões.

Para descobrir se o celular Android permite esse tipo de operação, o usuário deve acessar as Configurações, ir em Conexões e conferir. Se o celular tiver a tecnologia, basta ativar a aba “NFC e pagamentos por aproximação. Nos celulares da Apple, os usuários têm acesso à tecnologia a partir do iPhone 6.

Tecnologia

A principal utilidade da tecnologia NFC é a realização de pagamentos de forma digital, substituindo os cartões. No entanto, a tecnologia também serve para transferir pequenas quantidades de dados entre dois dispositivos compatíveis.

A tecnologia também pode servir de ponte para que dois smartphones troquem links, senhas de conexão, contatos, mensagens, fotos e vídeos, junto com o Bluetooth do aparelho.

Além disso, o NFC também pode se conectar com o Bluetooth e Wi-Fi Direct para ajudar no pareamento entre um celular e um acessório, como câmeras, fones de ouvido, relógios e mais.

você pode gostar também