Como combater a DISTRAÇÃO com o celular nos estudos?

Veja dicas de como evitar se distrair no smartphone. Entenda como isso influencia os estudos.

Estudar com o celular por perto pode ser uma tarefa difícil para pessoas que se distraem facilmente. As pessoas que usam o aparelho na área de estudo muitas vezes têm dificuldade em administrar o tempo e resistem a impulsos como verificar as redes sociais. Felizmente, algumas ferramentas nativas do seu telefone podem ajudá-lo a criar um ambiente com menos distrações e mais produtividade e aprendizado.

Por esse motivo, muitas escolas brasileiras estão banindo os smartphones das salas de aula ou restringindo o seu uso. As Nações Unidas (ONU) já recomendaram a proibição do uso de smartphones nas escolas. A recomendação foi dada no último relatório da Unesco sobre o assunto. O objetivo desta medida é acabar com as distrações causadas pelos dispositivos, melhorar a qualidade da educação e proteger as crianças do cyberbullying.  

Como combater a DISTRAÇÃO com o celular nos estudos?
Entenda como o celular pode afetar seu estudo. (Créditos: Reprodução).

Riscos do vício em celular 

Segundo um relatório da UNESCO, há evidências de que o uso excessivo de smartphones por crianças está associado a um menor desempenho académico e a problemas relacionados com o bem-estar emocional.    

Os principais problemas causados pelos smartphones são: Distrações; Perturbação de concentração e ritmo de aprendizagem; Deterioração da qualidade da aprendizagem e Questões relacionadas à estabilidade emocional.  

Dicas para melhorar sua relação com o celular e com os estudos 

Por isso, aqui vão algumas dicas para ter um relacionamento mais saudável com o aparelho, principalmente em seus momentos de estudo.  

Desative as notificações   

Se você é o tipo de pessoa que não resiste a notificações de mensagens ou fica checando perfis contando as últimas notícias do seu reality show favorito, é importante desativá-los.  

Há pessoas que não conseguem ignorar conversas em grupos ou mensagens nas redes e acabam por desviar a atenção para outro assunto que não tem relação com o que deveriam estar fazendo.  

Modo silencioso   

Muitos dispositivos possuem os modos “não perturbe”, “suspensão” ou “silencioso”. Esta é a maneira mais fácil de evitar ver o que estão fazendo no maravilhoso mundo das redes sociais. Se você usa o computador para estudar, desligar o telefone também é uma medida certa a longo prazo.    

Estabeleça metas e objetivos    

Se você está estudando em casa, conclua sua meta dentro de um prazo estabelecido. Defina um horário longe do aparelho, por exemplo, algumas horas por dia sem checar o celular. Isso irá motivá-lo a evitar distrações. Alguns segundos por dia sem responder mensagens, curtir ou postar fotos ou conteúdos não farão mal à sua vida.  

No caso de estar usando o celular na escola ou faculdade, deixe o dispositivo na bolsa durante a aula e pegue-o apenas nos intervalos, assim você mata sua vontade, mas sem atrapalhar seu aprendizado.   

Defina seu plano de estudos   

Um cronograma a seguir é um bom motivador. Uma dica é reservar um tempo apenas para estudar. Pode ser um calendário afixado em um quadro em seu quarto, um lembrete em seu telefone ou apenas um post-it colado na parede. O mais importante é criar uma rotina. Não desanime se um dia não conseguir mantê-lo. Continue sua programação normal no dia seguinte. Com o  tempo,  os alunos vão conseguir incorporar horários em suas vidas diárias sem fazer grandes sacrifícios.   

Faça uma pausa   

Tanto na escola, quanto em casa, pausas são importantes. Defina um tempo para se distrair. No caso da sala de aula, você pode acessar o celular durante o intervalo entre as aulas, ou hora do almoço. Em casa, pode estabelecer pausas a cada uma hora, para checar suas mensagens.  

você pode gostar também