Pode usar o CELULAR AO VOLANTE enquanto o semáforo está no VERMELHO?

O uso do celular enquanto dirige é considerada uma infração gravíssima, com multa e adição de pontos na CHN. Saiba mais!

Usar o celular ao volante é proibido no Brasil, segundo a legislação de trânsito vigente. A prática, inclusive, já a terceira maior causa de acidentes com mortes no país, ficando atrás apenas de fatores como consumo de álcool e excesso de velocidade. O uso do celular ao dirigir já ultrapassou fatores como sono e cansaço e causa a morte de cerca de 154 pessoas por dia, 54 mil ao ano em todo o território nacional.

A prática de uso do celular enquanto conduz um veículo é considerada infração gravíssima, com pagamento de multa de R$293,47 e adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Uma dúvida de muitos motoristas, no entanto, é sobre o uso do celular no carro, enquanto o semáforo está vermelho.

Será que essa ação gera multa e adição de pontos na CNH? Descubra agora e tire outras dúvidas relacionadas a esse tema!

Uso de celular ao volante MATA: saiba mais sobre os dados
FOTO: PEXELS

Usar o celular com o semáforo vermelho gera multa?

Como já citado, o uso do celular ao volante é uma prática que pode gerar multa, além de consequências mais graves, como acidentes com vítimas fatais. Com isso, a legislação brasileira de trânsito determina regras rigorosas quanto ao uso do celular ao dirigir, inclusive durante o período em que o semáforo está vermelho.

O Código de Trânsito Brasileiro, no Artigo 252, estabelece a proibição do uso do celular enquanto se conduz um veículo. Salvo quando o veículo estiver estacionado em local regular e seguro. Assim, em qualquer situação em que o veículo esteja em movimento, mesmo que parado no sinal, o uso do celular é uma infração gravíssima.

Com isso, a ação gera multa no valor atual de R$293,47 e a adição de 7 pontos à sua Carteira Nacional de Habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a multa pela utilização do celular pode dobrar de valor, conforme o Parágrafo Único do Artigo 252 do CTB.

A legislação visa garantir a segurança de todos os usuários de vias públicas, inclusive os pedestres, que também podem ser vítimas de acidentes em caso de distração dos motoristas ao utilizarem o celular.

Acidentes

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito, chegando a gerar 154 mortes por dia no país, deixando para trás questões como sono e cansaço ao dirigir. As principais causas continuam sendo consumo de álcool e excesso de velocidade, mas o número de acidentes causados pelo uso de smartphones vem crescendo cada vez mais.

O uso de celular ao volante é mais comum por pessoas abaixo dos 30 anos, e as mulheres são mais propensas a se envolver em acidentes ao dirigir distraídas usando o celular. De acordo com dados da associação, enviar mensagens ao dirigir um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por uma distância de 100 metros. As ligações também podem atrapalhar a concentração dos motoristas, já que a atividade do cérebro fica voltada ao assunto mesmo momentos após o encerramento da chamada, podendo gerar acidentes.

Os dados estão preocupando os especialistas no assunto, já que além de motoristas, a prática tem aumentado também entre os motociclistas, que passaram a usar os celulares enquanto conduzem a motocicleta.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 240 milhões de celulares espalhados em seu território, e o seu uso tem influenciado no crescente número de acidentes de trânsito. Além disso, o uso constante do aparelho também tem causado problemas de saúde em pessoas que o utilizam de forma excessiva, causando vício e sintomas de ansiedade.

você pode gostar também