Proteja seu dispositivo com o “Celular Seguro”

Desde o seu lançamento em 19 de dezembro, o programa “Celular Seguro” do Governo Federal já cadastrou mais de 1 milhão de aparelhos. Esse serviço auxilia vítimas de roubo ou furto a protegerem seus smartphones.

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Leia agora: Os Melhores Celulares Topo de Linha de 2023

O que é o “Celular Seguro”?

O programa é fruto da colaboração entre o Ministério da Justiça, Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Seu propósito é evitar que, enquanto criminosos tentam acessar informações pessoais ou contas bancárias dos usuários, medidas de segurança estejam implementadas.

Afinal, é essencial enfim garantir a proteção do usuário por meio do “Celular Seguro”. Entretanto, certamente, embora as medidas estejam implementadas, situações de roubo, furto ou perda podem ocorrer. Ademais, conforme orientação das autoridades, aliás, é fundamental evitar reações em tentativas de roubo. Então, o “Celular Seguro” permite o bloqueio imediato do aparelho.

Como funciona o cadastro?

A plataforma, acessível pelo site oficial ou por aplicativos para Android e iOS, requer um cadastro no portal gov.br para registrar os dispositivos. Não há limites para a quantidade de smartphones cadastrados, contanto que estejam vinculados ao CPF do titular da conta.

Entenda mais: Celular Seguro: Impacto e Limitações do Novo Programa do Governo

Proteção de Seu Dispositivo e ação rápida

Uma vez registrados, o usuário pode designar contatos de confiança autorizados a bloquear os aparelhos em caso de roubo. Em situações de emergência, o bloqueio do dispositivo pode ser solicitado e as instituições financeiras têm a responsabilidade de bloquear o acesso às contas bancárias associadas em cerca de dez minutos.

E em caso de roubo?

Certamente, embora as medidas de segurança estejam implementadas, situações de roubo, furto ou perda podem ocorrer. É fundamental evitar reações em tentativas de roubo. O “Celular Seguro” permite o bloqueio imediato do aparelho. Entretanto, as autoridades de segurança pública recomendam a realização de um boletim de ocorrência, seja em uma delegacia física ou online, para contribuir com estatísticas confiáveis na formulação de políticas de segurança mais eficazes.

Com o aumento da preocupação com a segurança digital, o “Celular Seguro” se torna uma ferramenta essencial para proteger seus dados e minimizar os danos em casos de roubo ou furto. Ademais, certamente, é uma maneira eficaz de garantir a proteção do seu dispositivo. Afinal, então, previna-se agora mesmo com essa importante solução do Governo Federal.

Veja também: iOS 17.2.1 causa falha na conexão de iPhones com rede celular

você pode gostar também