Saiba AGORA o que mudou no aplicativo do YouTube

Descubra quais modificações foram feitas no aplicativo de vídeo mais famoso do mundo. Saiba como as mudanças no YouTube te afetam.

Não se surpreenda ao visitar o aplicativo do YouTube em seu telefone Android e notar algo diferente. O Google vai trazer mais uma mudança visual para o site no início da semana, com as bordas arredondadas das miniaturas dos vídeos aparecendo também nos smartphones, unificando o design desta versão da plataforma com o da web.  

Diferentemente do que acontece no site YouTube, o novo formato é aplicado tanto na imagem apresentada quanto no próprio vídeo, que também apresenta bordas arredondadas quando visualizado de forma tradicional. Porém, no modo tela cheia, tudo continua igual, com a imagem ocupando toda a tela.  Continue lendo e saiba mais.  

Saiba AGORA o que mudou no aplicativo do YouTube
Entenda as mudanças no YouTube. (Créditos: Reprodução).

Mudança no design 

Essa mudança também afeta outros elementos da interface disponíveis no Android e em outras plataformas do Google. As bordas arredondadas são uma das características do Material You,  identidade visual do sistema operacional que vale também para barra de endereço, campo de busca e outros recursos, e traz mudanças de cor e outros aspectos da interface.   

Processo lento   

Como é habitual nas atualizações globais, a nova interface aparecerá gradualmente e estará disponível para todos os usuários nos próximos dias. Até o momento, ainda não há indicação de que o novo recurso chegará ao iPhone, mas como se trata de uma unificação geral, a ideia é que mais cedo ou mais tarde os usuários do iOS também recebam a mudança.   

Adeus aos bloqueadores de anúncios 

O app YouTube tornou-se claramente mais agressivo na proibição de bloqueadores de anúncios. Nas últimas semanas, usuários de bloqueadores de anúncios relataram que a plataforma agora está usando o player de vídeo ou a janela inteira para exigir a desativação do mecanismo.  A campanha para limitar o uso de bloqueadores começou em maio. A plataforma passou a informar aos usuários da extensão que a reprodução dos vídeos seria interrompida caso a ferramenta não fosse desativada para o site.  

Com o tempo, o YouTube reforçou ainda mais seu controle. Por fim, a vigilância em cima dos bloqueadores chegou ao aplicativo móvel. Um cronômetro foi adicionado para convencer os usuários a desligarem a função.    

Nas últimas semanas, relatos de usuários afetados por avisos apareceram com ainda mais frequência no Reddit. Agora os avisos podem não apenas ocupar espaço na tela como pop-ups, mas também ampliaram sua exibição para a janela do player de vídeo, interrompendo completamente a reprodução.   

Suspensão parece estar relacionada à conta

Segundo o 9to5Google, a suspensão do YouTube estará relacionada à conta utilizada. Os usuários do bloqueador de anúncios notaram que, ao serem desconectados, a reprodução do vídeo voltou ao normal, mesmo que a extensão permanecesse habilitada.  Por outro lado, por não estarem logados em sua própria conta, não possuem histórico de visualizações ou recomendações de conteúdo personalizadas. Ou seja, para usar bloqueadores no aplicativo o usuário pode perder acesso a toda a sua personalização no YouTube, como playlists e outros.  

Atualmente, a única alternativa fácil para assistir vídeos sem anúncios é assinar o YouTube Premium. Para quem não sabe, o valor da assinatura é de R$ 24,90 para um plano individual mensal. 

você pode gostar também