Você sabe como funciona a TELA do seu celular? Conheça o TOUCH SCREEN!

Veja como é programada a tela do seu smartphone. A explicação é mais simples do que você pensa.

Você já se perguntou como funciona o touch screen do seu telefone? Como o dispositivo sabe exatamente onde você clica e como ele interage com a tela do seu telefone? Esse conceito é muito simples, embora envolva um pouco de física.  

Se você sempre teve curiosidade sobre o funcionamento das telas Touch, esse texto é para você. Continue lendo e saiba de uma vez por todas como funciona a tela sensível ao toque do seu dispositivo. 

Você sabe como funciona a TELA do seu celular? Conheça o TOUCH SCREEN!
Veja como agem as telas touch dos dispositivos. (Créditos: Reprodução).

Como funcionam as telas sensíveis ao toque em dispositivos móveis?  

Existem muitos tipos diferentes de telas sensíveis ao toque, mas os mais comuns são as resistivas, capacitivas e de ondas acústicas de superfície. Aqui não entraremos em detalhes sobre a composição de cada elemento, mas simplesmente, uma resistiva é uma tela que detecta o toque com base na pressão aplicada ao toque quando uma camada da tela toca a outra.  

Falando da capacitiva, ela funciona em conjunto com sensores capacitivos detectam o toque por meio de corrente elétrica. Mais informações sobre esse tipo serão dadas ao longo do texto. Por fim, as de ondas acústicas de superfície funcionam com transdutores que enviam e recebem sinais entre si para calcular a localização do contato das ondas.   

O display de dispositivos como telefones celulares possui uma camada coberta com material condutor. Quando tocamos a pele, é gerada uma corrente elétrica, e esse componente “perde” a capacidade de armazenar carga, resultando em flutuações de sinal. Desta forma, ao tocar na tela, o sistema detecta instantaneamente sua localização e a pressão aplicada. Isso significa que os toques na tela do seu telefone ou de outros dispositivos, como tablets, notebooks e smartwatches, serão reconhecidos.   

Por que o celular só funciona com os dedos?  

Explicar isso revelará por que o celular não funciona bem quando você usa luvas. Portanto, em alguns casos é necessário ativar o “modo luva”, que aumenta o nível de sensibilidade da tela.  A explicação é mais simples do que parece. Nossos corpos, assim como as telas, estão cheios de eletricidade e quando tocamos nossa pele, ela interage com os painéis de nossos dispositivos. Portanto, é bastante natural que o touch screen não funcione se houver algo entre o seu dedo e a tela, já que ela não recebe nenhuma “energia”.   

Pelo mesmo motivo, clicar no dispositivo com uma caneta tradicional não fará com que a tela sensível ao toque funcione. Alguns modelos comumente encontrados em lojas de acessórios para celulares possuem uma ponta emborrachada que permite tocar na tela. Porém, isso acontece porque ele é feito de um material que consegue transferir a carga das suas mãos para o aparelho.    

A mesma lógica se aplica às canetas digitais que respondem a dispositivos compatíveis, como tablets e telefones como o Galaxy Z Fold 5 e o Galaxy S23 Ultra. As telas desses aparelhos já respondem aos toques desses acessórios e “conversam” entre si. Por causa disso, canetas Stylus comuns podem não funcionar com todos os telefones celulares. Dito isso, esperamos ter matado sua curiosidade sobre como funcionam as telas do seu smartphone.  

você pode gostar também